A ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL TEM COMO PROMOÇÃO O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL, A SUA ORGANIZAÇÃO E O ATENDIMENTO À CRIANÇA, REALIZANDO ASSIM A FUNÇÃO DE ORGANIZAR O TRABALHO DO EDUCADOR, PORÉM, ESTA ROTINA NÃO PODE SE TORNAR VAZIA E SEM SIGNIFICADO PARA AS CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS. PRECISA ENTÃO SER ORGANIZADA DE FORMA QUE SEJA ATRATIVA E VARIADA. DIANTE DA TEMÁTICA FOI PROPOSTO O SEGUINTE PROBLEMA: QUAL O PAPEL DA ROTINA PEDAGÓGICA NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? LOGO O OBJETIVO GERAL CONSISTE EM VERIFICAR O PAPEL DA ROTINA PEDAGÓGICA NA ORGANIZAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. EM RELAÇÃO A METODOLOGIA, É UMA PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO DE NATUREZA DESCRITIVA, EXPLORATÓRIA E BIBLIOGRÁFICA. TAMBÉM FORAM ELENCADOS OS SEGUINTES OBJETIVOS ESPECÍFICOS: DESCREVER ALGUNS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PELOS DOCENTES QUE CONTRIBUI PARA ORGANIZAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS INSTITUIÇÕES INFANTIS. IDENTIFICAR A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. QUANTO AOS RESULTADOS DESTE ESTUDO PRETENDE-SE CONTRIBUIR COM OS EDUCADORES A RELEVÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO, E A ANÁLISE DO PAPEL DA ROTINA NESSA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. É IMPORTANTE O EDUCADOR PERCEBER QUE A ROTINA, ALÉM DE POSSIBILITAR A ORGANIZAÇÃO DO COTIDIANO, CONTRIBUI PARA A CONSTITUIÇÃO DE SUBJETIVIDADES, POIS É ATRAVÉS DELA QUE A CRIANÇA DESDE PEQUENA APRENDE SOBRE OS RITUAIS E HÁBITOS SOCIOCULTURAIS DA SOCIEDADE TANTO DO MEIO FAMILIAR COMO DAS INSTITUIÇÕES SOCIAIS.