É URGENTE ADOTAREM MEDIDAS E ESTRATÉGIAS AMBIENTALMENTE SUSTENTÁVEIS FRENTE A UM CENÁRIO DESFAVORÁVEL DECORRENTE DE AÇÕES HUMANAS INADEQUADAS, QUE AGRIDEM AO MEIO AMBIENTE. DEVE SER CONSCIENTIZADA A IMPORTÂNCIA QUE A ESCOLA REPRESENTA NA EDUCAÇÃO MORAL, EDUCACIONAL E AMBIENTAL DOS INDIVÍDUOS. O TRABALHO RESULTOU NUMA ABORDAGEM INOVADORA FRENTE AOS DESAFIOS QUE A SUSTENTABILIDADE PROPÕE, BUSCANDO EM ESCOLAS, SOLUÇÕES CRIATIVAS E CIENTIFICAMENTE FUNDAMENTADAS NAS LITERATURAS MAIS ATUAIS SOBRE O TEMA. NÃO BASTA TORNAR ALUNOS “ECOLOGICAMENTE ALFABETIZADOS”, É PRECISO FAZÊ-LOS PORTADORES DE UM SENTIMENTO INSEPARÁVEL DO COMPROMISSO COM A PRESERVAÇÃO DA VIDA EM TODAS AS SUAS FORMAS. ESPERA-SE QUE CRIANÇAS CRIEM LAÇOS COM O MEIO AMBIENTE E DEEM CONTINUIDADE AO PROJETO FORA DA ESCOLA E DAS AULAS DO G5, VISTO QUE, ABSORVIDO NESTA IDADE, O APRENDIZADO TENDE A SE CONSOLIDAR MAIS FACILMENTE. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI AVALIAR A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA G5 AMBIENTAL VOLTADA A CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE CARUARU-PE NO PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO DE 2019, MAIS PRECISAMENTE, COM O INTUITO DE DIAGNOSTICAR O DESEMPENHO DO PROJETO ATRAVÉS DA PESQUISA QUALITATIVA NESTE PERÍODO. CONTUDO, OBSERVOU-SE QUE A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA G5 AMBIENTAL, FOI MUITO FAVORÁVEL NA CRIAÇÃO DE VÍNCULOS ENTRE CRIANÇAS E MEIO AMBIENTE, OS VÁRIOS ASSUNTOS RELACIONADOS AO TEMA FORAM ABORDADOS DE FORMA LÚDICA, TAIS ATIVIDADES AMPLIARAM O INTERESSE NAS CRIANÇAS E CRIARAM A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE CUIDAR DO MEIO AMBIENTE E DE TRANSMITIR TAL CUIDADO PARA SOCIEDADE.