ESTE TRABALHO SE ORIGINA DE DISCUSSÕES NA DISCIPLINA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, DO MESTRADO, DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGE), DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB), DERIVANDO DE QUESTIONAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS EM TORNO DAS PESQUISAS DE FORMAÇÃO DOCENTE. COMPREENDENDO A PARTIR DE DOURADO (2016) QUE OS PROFISSIONAIS EM MAGISTÉRIO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E SUA FORMAÇÃO, NO CONTEXTO HISTÓRICO DO BRASIL, SÃO ALVOS DE DISPUTAS DE CONCEPÇÕES, ESTE TRABALHO TENCIONA NA PROPOSTA DO CICLO DE POLÍTICAS DE STEPHEN BALL E COLABORADORES (1992), UTILIZANDO O CONTEXTO DE INFLUÊNCIA E PRODUÇÃO DE TEXTO, COMO PERCURSO TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA RESPONDER À PROBLEMÁTICA QUE NOS PROPOMOS A INVESTIGAR. ASSIM, TENDO COMO EIXOS TEÓRICOS: POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE, O CONTEXTO NEOLIBERAL E POLÍTICAS DE CURRÍCULO, NOS ANCORAMOS NAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS DE BALL (2001); DOURADO (2016); AGUIAR (2018); FREITAS (2012) ARROYO (2011) E DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS (DCN) DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES, PARA COMPREENDERMOS O CENÁRIO DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO, E O CONTEXTO NEOLIBERAL QUE CARACTERIZA AS PROPOSTAS EDUCACIONAIS ATUALMENTE NO BRASIL. DESSA FORMA, ATRAVÉS DO CICLO DE POLÍTICAS PODEREMOS PERCEBER A PARTIR DE CADA CONTEXTO OS MOMENTOS DE PRODUÇÃO DA POLÍTICA AINDA NO SEU ESTÁGIO DE IDEAÇÃO, A MATERIALIZAÇÃO DA PROPOSTA NO TEXTO LEGAL, A REPERCUSSÃO DESSA POLÍTICA NA PRÁTICA, ALÉM DE SEUS EFEITOS, RESULTADOS E ESTRATÉGIAS. OS CONTEXTOS SÃO INTERLIGADOS, EMBORA CADA UM TENHA SUAS ESPECIFICIDADES.