ESTE ARTIGO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO DESCREVER OS CONTEXTOS EM QUE O ALUNO INDÍGENA UTILIZA AS LÍNGUAS PORTUGUESA E INDÍGENA. TENDO COMO SUPORTE OS ESTUDOS SOB A LUZ DA SOCIOLINGUÍSTICA, ONDE REFLETIMOS SOBRE: EM QUE CONTEXTOS O ALUNO UTILIZA AS LÍNGUAS PORTUGUESA E INDÍGENA? PROCURANDO DESSA MANEIRA A PARTIR DE UM CENÁRIO BILÍNGUE (O CAMPUS AMAJARI) IDENTIFICAR AS SITUAÇÕES DE USO OU NÃO DAS LÍNGUAS A PARTIR DO SUJEITO BILÍNGUE E ATRAVÉS DESSE USO SINALIZAR OS LUGARES, AS PESSOAS, OS CONTEXTOS E OS FATORES QUE INFLUENCIAM PARA QUE ISTO ACONTEÇA. ESSE ENSAIO É UM ESTUDO DE CASO INTERPRETATIVISTA DE CUNHO ETNOGRÁFICO E ESTÁ VOLTADO PARA A ÁREA DA LINGUÍSTICA APLICADA. OS REGISTROS FORAM COLETAS A PARTIR DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. OS RESULTADOS APONTAM QUE O USO OU NÃO DAS LÍNGUAS PORTUGUESA E INDÍGENA TEM COMO PONTO DE PARTIDA OS LUGARES, AS PESSOAS E AS CIRCUNSTÂNCIAS QUE OS SUJEITOS BILÍNGUES VIVENCIAM EM SUAS RELAÇÕES PESSOAIS, SOCIAIS E/OU LINGUÍSTICAS, PRODUZINDO UMA MIRÍADE DE SITUAÇÕES QUE DEPENDE DO CONTEXTO DO MUNDO AO QUAL ESTÃO INSERIDOS.