O artigo baseia-se na produção de uma Oficina de Literatura, ocorrendo o incentivo a leitura, dando ênfase à importância da mesma no âmbito escolar. Objetivando desenvolver atividades específicas com cada ano inicial do ensino fundamental, possibilitando momentos diferenciados com diferentes linguagens auxiliando no processo de aprendizagem e ensino. Portanto utilizaremos como método de abordagem o fenomenológico no qual o sujeito é reconhecidamente importante no processo de produção do conhecimento, quanto á natureza é uma pesquisa aplicada visando à produção de conhecimento a partir da aplicação prática e por finalidade o procedimento técnico de pesquisa-ação, com subsídio teórico baseados nos autores ABRAMOVICH (2006), ARIÈS (1981) FERREIRA (2001), FREIRE (2006), MAIA (2007), MACHADO (2001), ZILBERMAN (1988) entre outros, e com a experiência prática. Contudo podemos concluir que essa prática realmente será enriquecedora pelos inúmeros benefícios que a oficina proporcionará aos infantes a partir do contato direto com a leitura.