O PRESENTE TRABALHO APRESENTA E DISCUTE OS RESULTADOS DA APLICAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE ESQUEMAS MENTAIS (DEM), PROPOSTO POR BARGUIL (2016), COMO PARTE DO PERCURSO FORMATIVO DO CURSO DE PEDAGOGIA SEMIPRESENCIAL, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC), NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. SEGUINDO INSTRUÇÕES DE BARGUIL (2016), FOI ELABORADO UM KIT COM 13 ATIVIDADES PARA DIAGNOSTICAR OS ESQUEMAS MENTAIS DE CORRESPONDÊNCIA, COMPARAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, SERIAÇÃO, INCLUSÃO E CONSERVAÇÃO, PODENDO SER APLICADAS COM CRIANÇAS DE 4 OU 5 ANOS. NA SEÇÃO DE RESULTADOS E DISCUSSÕES, SÃO APRESENTADAS AS ATIVIDADES QUE COMPÕES O DEM, EXPLICITANDO-SE COMO OCORREU A APLICAÇÃO REALIZADA PELAS PESQUISADORAS E OS PROCESSOS COGNITIVOS DEMONSTRADOS PELA CRIANÇA PARTICIPANTE DO ESTUDO. A APLICAÇÃO DO DEM PERMITE AOS PROFESSORES QUE SE AMPLIE SEU REPERTÓRIO ACERCA DA AVALIAÇÃO, FOCANDO NO DIAGNÓSTICO, A FIM DE QUE SUAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS POSSAM SER ADEQUADAS AOS OBJETIVOS DAS AULAS QUE PLANEJA, VISANDO SEMPRE O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA.