DENTRE AS DIRETRIZES, PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ESTÁ A FORMAÇÃO CONTINUADA DA PRÁTICA DOCENTE PARA GARANTIA DE UM ATENDIMENTO EFICIENTE, QUALITATIVO, SOBRETUDO NA REDE REGULAR DE ENSINO AO ALUNO COM DEFICIÊNCIA, TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO, ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. PARA TANTO, ESTE ARTIGO INVESTIGOU, MEDIANTE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, COMO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, POR MEIO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB, TEM MANTIDO UMA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL DE CARÁTER FACILITADOR NA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, CONTRIBUINDO, DESSA FORMA, PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL, CONFORME AS DIRETRIZES LEGAIS INSTITUÍDAS HISTORICAMENTE NO PAÍS. O PRODUTO, DESTA PESQUISA, DEMONSTRA COMO A MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA SE CONSOLIDA CADA VEZ MAIS NO BRASIL E APONTA COMO A UAB AMPLIOU, E CONTINUA AMPLIANDO, A OFERTA DE CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL.