A FORMAÇÃO DOCENTE ASSUME VÁRIOS FORMATOS NA CONTEMPORANEIDADE. SEJA NO MODO PRESENCIAL OU A DISTÂNCIA, A DEMANDA FORMATIVA É CRESCENTE E NECESSÁRIA. O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI COMPREENDER QUAL A EFICÁCIA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA OFERTADA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ/MARANGUAPE (2017-2019) PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES FORMATIVAS DOS DISCENTES NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO. PARA TANTO, FOI DESENVOLVIDA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO DE ABORDAGEM QUALITATIVA. COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, OPTOU-SE PELO QUESTIONÁRIO, QUE FOI RESPONDIDO POR 25 ALUNOS EGRESSOS NO CURSO EM QUESTÃO. OS RESULTADOS REVELAM QUE A ESPECIALIZAÇÃO ATENDEU ÀS EXPECTATIVAS DOS DISCENTES NOS ASPECTOS PEDAGÓGICOS E METODOLÓGICOS, IMPLICANDO ASSIM, NOVAS PRÁTICAS, NOVAS ABORDAGENS, NOVOS OLHARES DIANTE DO TRABALHO. ESPERA-SE QUE AS REFLEXÕES AQUI TRATADAS POSSAM CONTRIBUIR COM A DISCUSSÃO SOBRE A TEMÁTICA E SIRVA DE FONTE DE PESQUISA PARA FUTURAS INVESTIGAÇÕES.