O PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA, RECONHECIDA PELA LEI FEDERAL Nº 5.540/68 E A LEI N° 9.394/96, É
UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA PELAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PARA AUXILIAR OS DISCENTES NO ESTUDO DE ALGUMA
DISCIPLINA, OU ÁREA, DURANTE UM DETERMINADO PERÍODO. O PRESENTE TRABALHO BUSCA ANALISAR COMO O
PROGRAMA FUNCIONA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO ATRAVÉS DE UMA METODOLOGIA COM FOCO EM ANÁLISE
COMPARATIVA ENTRE A TEORIA, OBTIDA POR PESQUISA EM UMA BASE ELETRÔNICA DE DADOS COM O FIM DE IDENTIFICAR
ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO, E A PRÁTICA, EXPRESSA POR MEIO DE UM
RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM ESTUDO DE CASO OCORRIDO NO PROGRAMA DE MONITORIA DO IFCE/CAMPUS
MARACANAÚ. DIANTE DISSO, PRETENDE-SE VALORIZAR O OBJETO CENTRAL DO TRABALHO, INFLUENCIANDO POSSÍVEIS
LEITORES A ADERIREM A EXPERIÊNCIA E A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DE ALGUM PROGRAMA DO TIPO NAS
INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NAS QUAIS O LEITOR INTEGRA.