A HORTA SURGE COMO UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO EM MUITAS ESCOLAS, POIS UNE AS IDEIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, COM INTUITO DE FORMAR CIDADÃOS COM CONVICÇÕES QUE POSSAM MUDAR, PARA MELHOR, OS SEUS PRÓPRIOS FUTUROS. NESSE CONTEXTO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO CONHECER A VISÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AS HORTAS NO AMBIENTE ESCOLAR. PARA ISTO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA COM ALUNOS DO SEXTO ANO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE IGUATU-CE. COMO RESULTADOS, O NÚMERO DE ALUNOS QUE POSSUEM INTERESSE PELA IMPLANTAÇÃO DE UMA HORTA NO AMBIENTE ESCOLAR FOI DIFERENTE PARA AS ESCOLAS PESQUISADAS, SURGINDO DESDE ALUNOS QUE APRESENTAM MUITO INTERESSE ATÉ ALUNOS QUE NÃO APRESENTAM NENHUM INTERESSE. DESTACA-SE QUE AS HORTALIÇAS DE MAIOR INTERESSE PARA O CULTIVO SÃO A ALFACE E O TOMATE, SENDO A CEBOLA CITADA COMO A DE MENOR PREFERÊNCIA. OS ALUNOS APRESENTARAM TAMBÉM A VISÃO DE QUE PODEM LEVAR OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS COM ESSA ATIVIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DE HORTAS EM SUAS CASAS. ASSIM, CONCLUI-SE QUE SEGUNDO A VISÃO DOS ALUNOS A HORTA ESCOLAR É UM RECURSO QUE GERA BENEFÍCIOS EM ÁREAS DIVERSAS, SOBRETUDO PARA A AQUISIÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS E PARA A SENSIBILIZAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS.