O VIGENTE TRABALHO DISCORRE ACERCA DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES MINISTRADAS NO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO - CAMPUS AVANÇADO DE TANGARÁ DA SERRA, PROPOSTA PELO NÚCLEO DE DIVERSIDADES ÉTNICO RACIAIS DO CAMPUS, REALIZADAS ENTRE AS DISCIPLINAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA. ESSAS ATIVIDADES FORAM FEITAS COM AS TURMAS DE 2° ANO DO ENSINO MÉDIO DA INSTITUIÇÃO, A QUAL POSSUIU O INTUITO DE LEVANTAR REFLEXÕES E DISCUSSÕES ENTRE OS ALUNOS SOBRE OS PROCESSOS HISTÓRICOS E CULTURAIS ENVOLVIDOS NA CONSOLIDAÇÃO DO PAPEL NO AFRODESCENDENTE NA SOCIEDADE BRASILEIRA E SUA RESPECTIVA SITUAÇÃO ECONÔMICA, SOCIAL E POLÍTICA. LOGO, PARA A REALIZAÇÃO DESSAS ATIVIDADES, OS ALUNOS ESTUDARAM OBRAS LITERÁRIAS E CINEMATOGRÁFICAS QUE ABORDASSEM DESDE A VINDA DOS AFRICANOS PARA O BRASIL, ATÉ OS RESQUÍCIOS DEIXADOS PELA MÁ INSERÇÃO DOS NEGROS NA SOCIEDADE PÓS-ABOLICIONISTA PRESENTES NA CONTEMPORANEIDADE. DESSA FORMA, DURANTE ESSE ESTUDO, FOI DADO MAIOR ENFOQUE NOS ACONTECIMENTOS OCORRIDOS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX, PERÍODO EM QUE OCORRIAM AS CAMPANHAS ABOLICIONISTAS E TAMBÉM A TRANSIÇÃO DAS ESCOLAS LITERÁRIAS, SAINDO DA TERCEIRA FASE DO ROMANTISMO, PARA ADENTRAR AO INÍCIO DO REALISMO. O TRABALHO TAMBÉM BUSCA EVIDENCIAS O INDISPENSÁVEL PAPEL DA ESCOLA COMO FORMADORA DE OPINIÃO, NO COMBATE AO RACISMO INSTITUCIONAL E DEMAIS FORMAS DE PRECONCEITO E EXCLUSÕES SOCAIS, POIS, COMPETE A MESMA FOMENTAR O PENSAMENTO CRÍTICO DOS ALUNOS E TAMBÉM PROMOVER A UNIÃO ESCOLAR POR MEIO DA INCLUSÃO E SOCIALIZAÇÃO ENTRE OS DISCENTES.