Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANALISE QUANTITATIVA E QUALITATIVA DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM DIGITAL PARA O ENSINO DE BIOSSÍNTESES GENÉTICAS

Palavra-chaves: VIDEOAULA, REPLICAÇÃO DE DNA, TRANSCRIÇÃO DE DNA, TRADUÇÃO DE RNA Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

UTILIZADOS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS POR PROFESSORES NAS MODALIDADES DE ENSINO PRESENCIAL, SEMI-PRESENCIAL E A DISTÂNCIA, OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM DIGITAL FACILITAM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE RELACIONADOS A TEMAS TEORICAMENTE COMPLEXOS. BASEANDO-SE NISSO, O PRESENTE ARTIGO OBJETIVOU REALIZAR A AVALIAÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM DISPONÍVEIS NA WEB QUE ABORDEM OS TRÊS PROCESSOS PRINCIPAIS DE BIOSSÍNTESE GENÉTICA: REPLICAÇÃO, TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO. ESSES PROCESSOS DE BIOSSÍNTESE SÃO COMPLEXOS, SENDO QUE A UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM DIGITAIS CONTRIBUEM PARA O APRENDIZADO SIGNIFICATIVO. FORAM AVALIADAS VIDEOAULA E ANIMAÇÕES ENVOLVENDO OS TEMAS, INDICANDO VARIAÇÕES QUALITATIVA E QUANTITATIVA EM FUNÇÃO DO BIOPROCESSO. APESAR DO ELEVADO NÚMERO QUE OBJETOS DE APRENDIZAGEM DIGITAL SOBRE AS BIOSSÍNTESES GENÉTICAS, ENCONTRAR UM OBJETO QUE ATENDA AS NECESSIDADES ESPECÍFICAS DO PROFESSOR NÃO É UMA TAREFA SIMPLES, PRINCIPALMENTE PELAS VARIANTES QUALITATIVAS EM FUNÇÃO DA REFERÊNCIAS QUE ESTRUTURAM CADA ASSUNTO. DE MODO GERAL OS ACHADOS MAIS RELEVANTES SOBRE AS BIOSSÍNTESES GENÉTICAS SÃO VIDEOAULAS E ANIMAÇÕES, DESCREVENDO TODOS ESSES PROCESSOS COM VARIANTES QUALITATIVAS, DE LINGUAGEM, CONCEITOS E ABORDAGEM PEDAGÓGICA. O PRESENTE ARTIGO TAMBÉM SINTETIZA OS BIOPROCESSOS, FUNDAMENTANDO OS ASPECTOS TEÓRICOS NECESSÁRIOS PARA A ELABORAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM DIGITAL QUE ENVOLVAM CADA ETAPA DE BIOSSÍNTESE GENÉTICA.

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