Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINANDO PARA A VIDA: ENFOQUE CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DO 6º AO 9º ANO DO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL LÍVIO TENÓRIO NO ASSENTAMENTO TENTUGAL

Palavra-chaves: CTS, PESQUISA, EXTENSÃO, SOCIEDADE, SOCIEDADE Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60230
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5893
    "inscrito_id" => 3190
    "titulo" => """
      ENSINANDO PARA A VIDA: ENFOQUE CTS NO ENSINO DE\r\n
      CIÊNCIAS DO 6º AO 9º ANO DO FUNDAMENTAL DA ESCOLA\r\n
      MUNICIPAL LÍVIO TENÓRIO NO ASSENTAMENTO TENTUGAL
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE EXTENSÃO “ENSINANDO\r\n
      PARA A VIDA: ENFOQUE CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DO 6º AO 9º ANO DO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL\r\n
      LÍVIO TENÓRIO NO ASSENTAMENTO TENTUGAL”. FUNDAMENTADO TEORICAMENTE NA ABORDAGEM CTS (CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE) O PROJETO DESENVOLVEU INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS OBSERVANDO OS PRINCÍPIOS DA CONTEXTUALIZAÇÃO, DA INTERDISCIPLINARIDADE E DA ARTICULAÇÃO TEORIA-PRÁTICA. PARA TANTO, FOI UTILIZADA A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO COM O ARCO DE MAGUEREZ SEGUNDO A QUAL, A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DA REALIDADE, É POSSÍVEL IDENTIFICAR PONTOS-CHAVES, TEORIZÁ-LOS, PROPOR SOLUÇÕES E, POR FIM, RETORNAR À REALIDADE ESTUDADA APRESENTANDO PROPOSTAS PARA A SUA TRANSFORMAÇÃO. NESSE SENTIDO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA COM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS A ESTUDANTES, DOCENTES E FAMÍLIAS DO ASSENTAMENTO TENTUGAL OBJETIVANDO IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS PROBLEMAS DA COMUNIDADE QUE PUDESSEM SER ABORDADOS NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS. OS DADOS LEVANTADOS FORAM SUBMETIDOS A UM GRUPO FOCAL COMPOSTO POR ESSES SEGMENTOS COMO FORMA DE DEFINIR OS TEMAS GERADORES A SEREM PRIORIZADOS NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO, SUBSIDIANDO A REALIZAÇÃO DE INTERVENÇÕES NO FORMATO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS QUE CONTEMPLAVAM ATIVIDADES TEÓRICAS E PRÁTICAS, NUMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR. COM O DESENVOLVIMENTO DESSAS AÇÕES PRETENDEU-SE CONTRIBUIR PARA A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA CTS, DESENVOLVENDO, NOS ESTUDANTES, A CONSCIÊNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL,\r\n
      PESSOAL E COLETIVA, CULTURAL E AMBIENTAL NO ENFRENTAMENTO DE PROBLEMAS DA COMUNIDADE.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CTS, PESQUISA, EXTENSÃO, SOCIEDADE, SOCIEDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID3190_03102019230802.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA HAYANNYELLY COSTA BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA BATISTA"
    "autor_email" => "larissa-h.2@outlook.com"
    "autor_ies" => "IFPE CAMPUS BARREIROS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60230
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5893
    "inscrito_id" => 3190
    "titulo" => """
      ENSINANDO PARA A VIDA: ENFOQUE CTS NO ENSINO DE\r\n
      CIÊNCIAS DO 6º AO 9º ANO DO FUNDAMENTAL DA ESCOLA\r\n
      MUNICIPAL LÍVIO TENÓRIO NO ASSENTAMENTO TENTUGAL
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE EXTENSÃO “ENSINANDO\r\n
      PARA A VIDA: ENFOQUE CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DO 6º AO 9º ANO DO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL\r\n
      LÍVIO TENÓRIO NO ASSENTAMENTO TENTUGAL”. FUNDAMENTADO TEORICAMENTE NA ABORDAGEM CTS (CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE) O PROJETO DESENVOLVEU INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS OBSERVANDO OS PRINCÍPIOS DA CONTEXTUALIZAÇÃO, DA INTERDISCIPLINARIDADE E DA ARTICULAÇÃO TEORIA-PRÁTICA. PARA TANTO, FOI UTILIZADA A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO COM O ARCO DE MAGUEREZ SEGUNDO A QUAL, A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DA REALIDADE, É POSSÍVEL IDENTIFICAR PONTOS-CHAVES, TEORIZÁ-LOS, PROPOR SOLUÇÕES E, POR FIM, RETORNAR À REALIDADE ESTUDADA APRESENTANDO PROPOSTAS PARA A SUA TRANSFORMAÇÃO. NESSE SENTIDO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA COM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS A ESTUDANTES, DOCENTES E FAMÍLIAS DO ASSENTAMENTO TENTUGAL OBJETIVANDO IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS PROBLEMAS DA COMUNIDADE QUE PUDESSEM SER ABORDADOS NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS. OS DADOS LEVANTADOS FORAM SUBMETIDOS A UM GRUPO FOCAL COMPOSTO POR ESSES SEGMENTOS COMO FORMA DE DEFINIR OS TEMAS GERADORES A SEREM PRIORIZADOS NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO, SUBSIDIANDO A REALIZAÇÃO DE INTERVENÇÕES NO FORMATO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS QUE CONTEMPLAVAM ATIVIDADES TEÓRICAS E PRÁTICAS, NUMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR. COM O DESENVOLVIMENTO DESSAS AÇÕES PRETENDEU-SE CONTRIBUIR PARA A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA CTS, DESENVOLVENDO, NOS ESTUDANTES, A CONSCIÊNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL,\r\n
      PESSOAL E COLETIVA, CULTURAL E AMBIENTAL NO ENFRENTAMENTO DE PROBLEMAS DA COMUNIDADE.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CTS, PESQUISA, EXTENSÃO, SOCIEDADE, SOCIEDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID3190_03102019230802.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA HAYANNYELLY COSTA BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA BATISTA"
    "autor_email" => "larissa-h.2@outlook.com"
    "autor_ies" => "IFPE CAMPUS BARREIROS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE EXTENSÃO “ENSINANDO PARA A VIDA: ENFOQUE CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DO 6º AO 9º ANO DO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL LÍVIO TENÓRIO NO ASSENTAMENTO TENTUGAL”. FUNDAMENTADO TEORICAMENTE NA ABORDAGEM CTS (CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE) O PROJETO DESENVOLVEU INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS OBSERVANDO OS PRINCÍPIOS DA CONTEXTUALIZAÇÃO, DA INTERDISCIPLINARIDADE E DA ARTICULAÇÃO TEORIA-PRÁTICA. PARA TANTO, FOI UTILIZADA A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO COM O ARCO DE MAGUEREZ SEGUNDO A QUAL, A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DA REALIDADE, É POSSÍVEL IDENTIFICAR PONTOS-CHAVES, TEORIZÁ-LOS, PROPOR SOLUÇÕES E, POR FIM, RETORNAR À REALIDADE ESTUDADA APRESENTANDO PROPOSTAS PARA A SUA TRANSFORMAÇÃO. NESSE SENTIDO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA COM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS A ESTUDANTES, DOCENTES E FAMÍLIAS DO ASSENTAMENTO TENTUGAL OBJETIVANDO IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS PROBLEMAS DA COMUNIDADE QUE PUDESSEM SER ABORDADOS NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS. OS DADOS LEVANTADOS FORAM SUBMETIDOS A UM GRUPO FOCAL COMPOSTO POR ESSES SEGMENTOS COMO FORMA DE DEFINIR OS TEMAS GERADORES A SEREM PRIORIZADOS NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO, SUBSIDIANDO A REALIZAÇÃO DE INTERVENÇÕES NO FORMATO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS QUE CONTEMPLAVAM ATIVIDADES TEÓRICAS E PRÁTICAS, NUMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR. COM O DESENVOLVIMENTO DESSAS AÇÕES PRETENDEU-SE CONTRIBUIR PARA A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA CTS, DESENVOLVENDO, NOS ESTUDANTES, A CONSCIÊNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL, PESSOAL E COLETIVA, CULTURAL E AMBIENTAL NO ENFRENTAMENTO DE PROBLEMAS DA COMUNIDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.