O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE EXTENSÃO “ENSINANDO
PARA A VIDA: ENFOQUE CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DO 6º AO 9º ANO DO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL
LÍVIO TENÓRIO NO ASSENTAMENTO TENTUGAL”. FUNDAMENTADO TEORICAMENTE NA ABORDAGEM CTS (CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE) O PROJETO DESENVOLVEU INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS OBSERVANDO OS PRINCÍPIOS DA CONTEXTUALIZAÇÃO, DA INTERDISCIPLINARIDADE E DA ARTICULAÇÃO TEORIA-PRÁTICA. PARA TANTO, FOI UTILIZADA A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO COM O ARCO DE MAGUEREZ SEGUNDO A QUAL, A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DA REALIDADE, É POSSÍVEL IDENTIFICAR PONTOS-CHAVES, TEORIZÁ-LOS, PROPOR SOLUÇÕES E, POR FIM, RETORNAR À REALIDADE ESTUDADA APRESENTANDO PROPOSTAS PARA A SUA TRANSFORMAÇÃO. NESSE SENTIDO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA COM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS A ESTUDANTES, DOCENTES E FAMÍLIAS DO ASSENTAMENTO TENTUGAL OBJETIVANDO IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS PROBLEMAS DA COMUNIDADE QUE PUDESSEM SER ABORDADOS NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS. OS DADOS LEVANTADOS FORAM SUBMETIDOS A UM GRUPO FOCAL COMPOSTO POR ESSES SEGMENTOS COMO FORMA DE DEFINIR OS TEMAS GERADORES A SEREM PRIORIZADOS NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO, SUBSIDIANDO A REALIZAÇÃO DE INTERVENÇÕES NO FORMATO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS QUE CONTEMPLAVAM ATIVIDADES TEÓRICAS E PRÁTICAS, NUMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR. COM O DESENVOLVIMENTO DESSAS AÇÕES PRETENDEU-SE CONTRIBUIR PARA A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA CTS, DESENVOLVENDO, NOS ESTUDANTES, A CONSCIÊNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL,
PESSOAL E COLETIVA, CULTURAL E AMBIENTAL NO ENFRENTAMENTO DE PROBLEMAS DA COMUNIDADE.