O PRESENTE PROJETO TEM O OBJETIVO DE INVESTIGAR A POLÍTICA PÚBLICA DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A EDUCAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE). BUSCA-SE ENTENDER SE O INVESTIMENTO EM APARATOS TECNOLÓGICOS DIGITAIS OS TORNA ALIADOS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O QUESTIONAMENTO QUE EMBASA A PESQUISA ESTÁ PAUTADO NO PRELÚDIO DA REFLEXÃO A RESPEITO DAS PREOCUPAÇÕES DO ESTADO (NO CONTEXTO REPRESENTATIVO DO IFPE) EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL DOS DISCENTES. DADOS E PESQUISAS DO COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL (CGI.BR) DEMONSTRAM O QUANTO A ACESSO À TECNOLOGIAS DIGITAIS TEM SIDO EMERGENTE, NO BRASIL E NO MUNDO, PORQUANTO O DESENVOLVIMENTO DE UM PROGRAMA DE TECNOLOGIAS PREOCUPADO COM A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS DISCENTE É ADMIRÁVEL, POR ISSO A IMPORTÂNCIA DE QUESTIONAR A IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA COM IMPACTO DIRETO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E CIDADÃ DE ESTUDANTES NATIVOS DIGITAIS. A PESQUISA ENCONTRA-SE EM ANDAMENTO E OS RESULTADOS OBTIDOS ATÉ O MOMENTO SUGEREM A CONTINUIDADE DA INVESTIGAÇÃO, BUSCANDO ENTENDER AS CONSEQUÊNCIAS DA DISTINÇÃO DO INVESTIMENTO FINANCEIRO PARA UM MESMO PROGRAMA EM CAMPI DISTINTOS. A IMPORTÂNCIA DESSE TRABALHO ESTÁ EM PROMOVER A CONSCIENTIZAÇÃO DO ANDAMENTO DO PROGRAMA NA INSTITUIÇÃO, PRODUZINDO INFORMAÇÕES QUE SERVEM DE BASE PARA A REFLEXÃO DOS GESTORES, TORNANDO-SE MOTIVADORA DA EFICIÊNCIA NO SERVIÇO PÚBLICO, MINIMIZANDO DESPERDÍCIOS E APROVEITANDO HABILIDADES.