A QUALIDADE DO ENSINO, O ACESSO AO ENSINO MÉDIO, AFERIDA PELOS EXAMES, É
MARCADA PELAS DESIGUALDADES. NOS DIAS ATUAIS O ENSINO DE BOTÂNICA UTILIZA, EM GRANDE PARTE,
DE LISTAS DE NOMES CIENTÍFICOS E PALAVRAS DISSOCIADAS DA REALIDADE PARA DEFINIR CONCEITOS, OS
QUAIS NEM SEMPRE SÃO COMPREENDIDOS PELOS ALUNOS E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. NESSE
SENTIDO. O ESTUDO DAS PLANTAS CRESCE ANUALMENTE NO BRASIL E NO MUNDO. JUNTO COM ESTES
ESTUDOS, AUMENTA O INTERESSE E O CONHECIMENTO SOBRE OS COMPONENTES QUÍMICOS DAS PLANTAS
DENTRO DESSA DEFINIÇÃO AMPLA PODE TAMBÉM SER ENQUADRADA COMO TAIS A TIGUERA DE CERTAS
CULTURAS QUE CRESCE NA LAVOURA IMPLANTADA EM SUCESSÃO AQUELAS. ESTE TRABALHO TEM COMO
OBJETIVO FAZER A UTILIZAÇÃO DE PLANTAS DANINHAS PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO ENSINO
MÉDIO NO CONTEÚDO DE BOTÂNICA. FOI REALIZADO JUNTO COM OS ALUNOS UM LEVANTAMENTO DE
PLANTAS CONSIDERADAS DANINHAS, FOI PERCORRIDO 100M2 PARA A COLETA DESSAS PLANTAS CONSIDERADAS
DANINHAS, LOGO APÓS LEVOU ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PARA O LABORATÓRIO DE BIOLOGIA DO IFPB-CG
PARA UMA AULA PRÁTICA, DEIXANDO OS MESMOS COM LIVROS ILUSTRATIVOS PARA QUE CONSEGUIR
IDENTIFICA-LAS JUNTO COM SEUS NOME POPULAR, NOME CIENTÍFICO, FAMÍLIA BOTÂNICA, PARTES DA PLANTA
UTILIZADAS, E AS SUAS APLICAÇÕES MEDICINAIS E TOXICOLÓGICAS. E APÓS IDENTIFICA-LAS, SERÁ APLICADO
UM QUESTIONÁRIO PARA IDENTIFICAR SE OS MESMOS REALMENTE TERIAM TIDO UMA MELHOR
COMPREENSÃO SOBRE O ASSUNTO DA BOTÂNICA. ESPERA-SE ATINGIR OS OBJETIVOS PROPOSTOS E QUE ESSA
METODOLOGIA REALMENTE AJUDE OS ALUNOS PARA A OBTENÇÃO DE UMA MELHOR APRENDIZAGEM NO
ENSINO DA BOTÂNICA