ESTE TRABALHO SE FEZ MEDIANTE AS ATIVIDADES DA DISCIPLINA DE ESCOLA E INCLUSÃO SOCIAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, DO CURSO DE PEDAGOGIA. O OBJETIVO DESSE TRABALHO É ANALISAR E DISCUTIR O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR FRENTE A DIVERSIDADE INCLUSIVA ESCOLAR, SEJA ELA POR ETNIA, RELIGIÃO, CLASSE SOCIAL, CONDIÇÕES FÍSICAS E PSICOLÓGICAS, ETC., FOCANDO A PRÁTICA EDUCATIVA DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE ACARAÚ-CE. PARTICIPARAM DA PESQUISA SUJEITOS DE FORMA ALEATÓRIA. Á ANÁLISE OCORREU EM UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DA CIDADE DE ACARAÚ-CE. A METODOLOGIA UTILIZADA NESSE ARTIGO FOI UMA PESQUISA QUALITATIVA DESCRITIVA, MEDIANTE OBSERVAÇÕES E COM A AJUDA DE REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS COMO: ABRAMOWICZ (1997), CURY (2002), STAINBACK (1999) DENTRE OUTROS E POR MEIO DE UMA SELEÇÃO DE ARTIGOS ACADÊMICOS, LIVROS, LEI, OS QUAIS AJUDARAM NA BUSCA DE FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA. PODEMOS OBSERVAR AO LONGO DESSE ARTIGO E A CONVIVÊNCIA NA ESCOLA PESQUISADA UMA HARMONIA, ONDE ATRAVÉS DA CONVIVÊNCIA COM AS DIFERENÇAS AS CRIANÇAS VÃO MOLDANDO UMA SOCIEDADE ALTRUÍSTA, UM MUNDO MELHOR ONDE TODOS GANHAM E ISSO É PAPEL PRIMORDIAL DO PROFESSOR, DA COMUNIDADE ESCOLAR E DO CONJUNTO FAMILIAR; O ENSINAR A CONVIVER, A SE ADAPTAR COM O OUTRO, A VALORIZAR O PRÓXIMO.