O ASSUNTO QUE ENVOLVE A ESCRITA DESTE ARTIGO SE BASEIA NA IMPORTÂNCIA DOS MEIOS ALTERNATIVOS DE ENSINO PARA AS DISCIPLINAS ESCOLARES. PARTINDO DESTA IMPORTÂNCIA, O OBJETIVO DESTE ARTIGO CONSISTE EM EXPOR E ANALISAR DADOS REFERENTES A UMA PESQUISA REALIZADA COM JOVENS DE DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO (FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR), QUE POR SUA VEZ JOGAM OU JÁ JOGARAM AO JOGO “PERGUNTADOS”, UM JOGO QUE LEVA EM CONSIDERAÇÃO OS CONHECIMENTOS ACADÊMICOS DE QUEM JOGA. A MOTIVAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA SURGIU ATRAVÉS DE UMA DE UMA DAS AÇÕES REALIZADAS POR BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), NA ESCOLA ESTADUAL JOÃO MANOEL PESSOA EM ITAJÁ – RN. APÓS O TÉRMINO DA ATIVIDADE, FOI REALIZADA UMA PESQUISA, UTILIZANDO-SE UM QUESTIONÁRIO ONLINE, AFIM DE SE VERIFICAR A EFICÁCIA DO JOGO QUE TINHA POR OBJETIVO REFORÇAR A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA ESCOLA NAS DISCIPLINAS EM QUE OS MESMOS SENTIAM INÚMERAS DIFICULDADES, ESPECIALMENTE A QUÍMICA. COM OS RESULTADOS OBTIDOS, ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS, BUSCOU-SE ENTENDER SE REALMENTE O “PERGUNTADOS” É VÁLIDO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA E DE OUTRAS DISCIPLINAS DO NÚCLEO ACADÊMICO E SE CONTRIBUI POSITIVAMENTE PARA A APRENDIZAGEM DOS JOVENS E ADULTOS.