ESTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE APRESENTAR COMO O USO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO AULA EXPOSITIVA DIALOGADA E ENSINO POR PROJETOS CONTRIBUÍRAM PARA FAVORECER O ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COM ALUNOS DO 3º PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EM UMA INSTITUIÇÃO SUPERIOR DE ENSINO PRIVADA NA CIDADE DE ITAITUBA/PA. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS ADOTADOS NESTA PESQUISA FORAM O RELATO DE EXPERIÊNCIA E COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS FOI REALIZADA OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA COM ABORDAGEM QUALITATIVA. A UTILIZAÇÃO DA AULA EXPOSITIVA DIALOGADA SERVIU PARA DAR BASE TEÓRICA SOBRE A TEMÁTICA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E POSSIBILITOU O DIÁLOGO ABERTO ENTRE DOCENTE E ALUNADO. A ESTRATÉGIA ENSINO POR PROJETOS POR SUA VEZ POSSIBILITOU O CONTATO DOS ALUNOS COM SITUAÇÕES REAIS DE ENSINO, FORA DOS “MUROS” DA FACULDADE O QUE FOI BASTANTE ENRIQUECEDOR. A UTILIZAÇÃO DESTAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO MOSTROU-SE ACERTADA E O OBJETIVO PROPOSTO FOI ALCANÇADO. COM ISSO, POSSIBILITOU QUE OS ACADÊMICOS FOSSEM CAPAZES DE COMPREENDER OS PROCESSOS REFERENTES À EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ATUANDO NO ENSINO E APRENDIZAGEM NO ÂMBITO SOCIAL E DA EDUCAÇÃO BÁSICA.