TRAJETÓRIAS DE PROFESSORAS INTÉRPRETES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE SURDOS/AS NO DISTRITO FEDERAL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62751 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3469 "inscrito_id" => 13215 "titulo" => "TRAJETÓRIAS DE PROFESSORAS INTÉRPRETES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE SURDOS/AS NO DISTRITO FEDERAL" "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA UMA ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORAS INTÉRPRETES QUE ATUAM EM SALA DE AULA REGULAR COM ESTUDANTES SURDOS/AS. PARTICIPARAM DESSA PESQUISA SETE PROFESSORAS INTÉRPRETES, TODAS COM FORMAÇÃO SUPERIOR. PARA A CONSTRUÇÃO DOS DADOS, UTILIZAMOS A TÉCNICA CARTA. A METODOLOGIA DE PESQUISA FOI QUALITATIVA. A ANÁLISE DAS CARTAS FOI FEITA A PARTIR DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA, NA QUAL METATEXTOS SÃO CONSTRUÍDOS. AS NARRATIVAS DAS EXPERIÊNCIAS DAS PROFESSORAS INTEPRÉTES PODEM SER ORGANIZADAS EM UM METATEXTO A PARTIR DE QUATRO SIGNIFICADOS PREPONDERANTES: O OFÍCIO; AS CONTRADIÇÕES; OS DESAFIOS E AS CONQUISTAS. O OFÍCIO DEMONSTRA QUE AS PROFESSORAS INTÉRPRETES CONHECEM E EXECUTAM SUAS ATRIBUIÇÕES, SEGUNDO A LEGISLAÇÃO. AS CONTRADIÇÕES SE REFEREM ÀS INCOMPREENSÕES QUANTO À PROFISSIONAL QUE ELAS SÃO. OS DESAFIOS E AS DIFICULDADES SE REFEREM AO MESMO SIGNIFICADO: ÀS POSSIBILIDADES OU NÃO DE UMA INTERAÇÃO COLABORATIVA COM OS/AS PROFESSORES/AS REGENTES PARA A EXECUÇÃO DE SUAS ATIVIDADES. FAZ-SE NECESSÁRIO, NESSE CONTEXTO, QUE A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL DÊ VISIBILIDADE ÀS/AOS PROFESSORAS/ES INTÉRPRETES NO QUE TANGE ÀS ESPECIFICIDADES DE SUA ATUAÇÃO PARA QUE PROFESSORES/AS REGENTES E INTÉRPRETES GARANTAM OS CONTEXTOS EDUCACIONAIS ADEQUADOS E NECESSÁRIOS À INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS/AS, COM VISTAS AO PLENO EXERCÍCIO DA CIDADANIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "PROFESSOR INTÉRPRETE, CARTAS, SURDOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID13215_21092019202908.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA ALVES DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "FABIANA" "autor_email" => "alvesdecarvalhofabiana@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62751 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3469 "inscrito_id" => 13215 "titulo" => "TRAJETÓRIAS DE PROFESSORAS INTÉRPRETES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE SURDOS/AS NO DISTRITO FEDERAL" "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA UMA ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORAS INTÉRPRETES QUE ATUAM EM SALA DE AULA REGULAR COM ESTUDANTES SURDOS/AS. PARTICIPARAM DESSA PESQUISA SETE PROFESSORAS INTÉRPRETES, TODAS COM FORMAÇÃO SUPERIOR. PARA A CONSTRUÇÃO DOS DADOS, UTILIZAMOS A TÉCNICA CARTA. A METODOLOGIA DE PESQUISA FOI QUALITATIVA. A ANÁLISE DAS CARTAS FOI FEITA A PARTIR DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA, NA QUAL METATEXTOS SÃO CONSTRUÍDOS. AS NARRATIVAS DAS EXPERIÊNCIAS DAS PROFESSORAS INTEPRÉTES PODEM SER ORGANIZADAS EM UM METATEXTO A PARTIR DE QUATRO SIGNIFICADOS PREPONDERANTES: O OFÍCIO; AS CONTRADIÇÕES; OS DESAFIOS E AS CONQUISTAS. O OFÍCIO DEMONSTRA QUE AS PROFESSORAS INTÉRPRETES CONHECEM E EXECUTAM SUAS ATRIBUIÇÕES, SEGUNDO A LEGISLAÇÃO. AS CONTRADIÇÕES SE REFEREM ÀS INCOMPREENSÕES QUANTO À PROFISSIONAL QUE ELAS SÃO. OS DESAFIOS E AS DIFICULDADES SE REFEREM AO MESMO SIGNIFICADO: ÀS POSSIBILIDADES OU NÃO DE UMA INTERAÇÃO COLABORATIVA COM OS/AS PROFESSORES/AS REGENTES PARA A EXECUÇÃO DE SUAS ATIVIDADES. FAZ-SE NECESSÁRIO, NESSE CONTEXTO, QUE A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL DÊ VISIBILIDADE ÀS/AOS PROFESSORAS/ES INTÉRPRETES NO QUE TANGE ÀS ESPECIFICIDADES DE SUA ATUAÇÃO PARA QUE PROFESSORES/AS REGENTES E INTÉRPRETES GARANTAM OS CONTEXTOS EDUCACIONAIS ADEQUADOS E NECESSÁRIOS À INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS/AS, COM VISTAS AO PLENO EXERCÍCIO DA CIDADANIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "PROFESSOR INTÉRPRETE, CARTAS, SURDOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID13215_21092019202908.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA ALVES DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "FABIANA" "autor_email" => "alvesdecarvalhofabiana@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }