A PESQUISA É UM IMPORTANTE MOMENTO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES, DEVENDO SER MOTIVADA E FORTALECIDA. A PARTIR DO ENTENDIMENTO DA NECESSIDADE DE CONCEBER PROFESSORES PESQUISADORES, OBJETIVAMOS NESTE TRABALHO ANALISAR O PAPEL DA PESQUISA DURANTE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC), POR MEIO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS. PARA TANTO, UM PERCURSO METODOLÓGICO FOI TRAÇADO TENDO COMO BASE A ABORDAGEM QUALITATIVA. UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA FOI DESENVOLVIDA DE FORMA QUE AS TEORIAS PUDESSEM FACILITAR O ENTENDIMENTO E AS REFLEXÕES FEITAS NESSE ARTIGO. EM COMPLEMENTAÇÃO, UM QUESTIONÁRIO FOI APLICADO AOS LICENCIANDOS E LICENCIADOS DE GEOGRAFIA DA UFC TRATANDO SOBRE A RELAÇÃO ESTABELECIDA ENTRE ESTÁGIO, DOCÊNCIA E PESQUISA. OS RESULTADOS E REFLEXÕES DEMONSTRAM QUE OS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS PODEM COMPOR UM IMPORTANTE MOMENTO DA FORMAÇÃO DOCENTE, E AINDA, QUE A PESQUISA NO ESTÁGIO POSSIBILITA AOS PROFESSORES DESENVOLVEREM IMPORTANTES HABILIDADES QUE AUXILIAM NA SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA. O ESTÁGIO COMO PESQUISA DEMONSTRA, PORTANTO, A IMPORTÂNCIA DE FORMAR PROFESSORES PESQUISADORES, SENDO ESTES CADA VEZ MAIS REFLEXIVOS E COMPROMETIDOS COM A APRENDIZAGEM E COM O SEU PAPEL NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.