A PESQUISA ABORDA A IMPORTÂNCIA DA ROTINA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR, ALÉM DE RETRATAR ALGUNS BENEFÍCIOS VIVENCIADOS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DURANTE A PRÁTICA DO COTIDIANO, E AO PERCEBER A DEVIDA RELEVÂNCIA, INVESTIGAMOS A EXISTÊNCIA DA ROTINA NA PRÁTICA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA DA PRÉ-ESCOLA COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO PARA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, POIS ENFATIZAMOS OS BENEFÍCIOS QUE A MESMA PROVOCA NA CONSTRUÇÃO INTEGRAL DO SUJEITO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. O PROBLEMA QUE ELENCAMOS NA ROTINA DIÁRIA FAZ PARTE DE UMA ATIVIDADE QUE CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E ORGANIZAÇÃO DO COGNITIVO QUE DIANTE DAS ATIVIDADES REPETIDAS PODE SE TORNAR ENFADONHO, MAS QUANDO APLICADA DE DIVERSAS MANEIRAS, PROMOVE INTERESSE SE TORNANDO UMA ATIVIDADE ATRATIVA E INTERESSANTE. OS CAMINHOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA APRESENTADA PERPASSAM POR UM DIÁLOGO CONSTRUÍDO COM OS AUTORES: MUNARI IN JEAN PIAGET(2010), GRATIOT IN HENRI WALLON (2010) E BARBOSA (2000). PARTINDO DE MÉTODOS DE PESQUISA REALIZADA ATRAVÉS DE DADOS BIBLIOGRÁFICOS DIALOGANDO COM OS AUTORES ACIMA CITADOS, USO DE FONTES SECUNDÁRIAS SOBRE O QUE OS PENSADORES TEORIZAM RELACIONADOS A ROTINA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL, SALIENTANDO A RELEVÂNCIA DE TAL PRÁTICA PARA A CONTRIBUIÇÃO NO AVANÇO DO COGNITIVO DO SUJEITO EM FASE DE DESENVOLVIMENTO. CONCLUÍMOS QUE MEDIANTE OS ESTUDOS BIBLIOGRÁFICO REALIZADOS DESTA PESQUISA EM ANDAMENTO, DESEJANDO POSSIBILITAR E FACILITAR DE FORMA MEDIADORA NA CONSTRUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA CONTRIBUINDO DE FORMA FAVORÁVEL NO CRESCIMENTO DO COGNITIVO, SÓCIO AFETIVO E CULTURAL DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.