Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

BULLYING NA ESCOLA: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO

Palavra-chaves: BULLYING, ESCOLA, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA: DESAFIOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6295
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 189
    "inscrito_id" => 765
    "titulo" => "BULLYING NA ESCOLA: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO"
    "resumo" => "Buscou-se no presente trabalho apresentar os resultados parciais das observações realizadas em uma escola de educação infantil da rede municipal de ensino, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica- PIBIC, do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia – ICSEZ/UFAM.  A pesquisa teve como objetivo investigar as consequências causadas na criança pela prática do bullying no processo de ensino e aprendizagem. Pode-se constatar que o aluno vitima de bullying sentem-se envergonhados e não participam em sala de aula das atividades propostas, e quando tentavam fazer algum gesto de contribuição em sala, são logo suprimidos por seus colegas de classe. Assim, evidenciamos a relevância desta pesquisa, na medida em que contribui para o conhecimento acerca do termo bullying e proporcionou subsídios teóricos e práticos para que a escola possa criar mecanismos para combatê-la ou prevenir - lá essas práticas de violência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA: DESAFIOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "palavra_chave" => "BULLYING, ESCOLA, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_05_2014_11_34_21_idinscrito_765_e1c67f7920506b5e9253696e9087ef82.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEAN CLAUDE DA SILVA GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "JEAN GONÇALVES"
    "autor_email" => "nino_jc1@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-UFAM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6295
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 189
    "inscrito_id" => 765
    "titulo" => "BULLYING NA ESCOLA: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO"
    "resumo" => "Buscou-se no presente trabalho apresentar os resultados parciais das observações realizadas em uma escola de educação infantil da rede municipal de ensino, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica- PIBIC, do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia – ICSEZ/UFAM.  A pesquisa teve como objetivo investigar as consequências causadas na criança pela prática do bullying no processo de ensino e aprendizagem. Pode-se constatar que o aluno vitima de bullying sentem-se envergonhados e não participam em sala de aula das atividades propostas, e quando tentavam fazer algum gesto de contribuição em sala, são logo suprimidos por seus colegas de classe. Assim, evidenciamos a relevância desta pesquisa, na medida em que contribui para o conhecimento acerca do termo bullying e proporcionou subsídios teóricos e práticos para que a escola possa criar mecanismos para combatê-la ou prevenir - lá essas práticas de violência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA: DESAFIOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "palavra_chave" => "BULLYING, ESCOLA, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_05_2014_11_34_21_idinscrito_765_e1c67f7920506b5e9253696e9087ef82.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEAN CLAUDE DA SILVA GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "JEAN GONÇALVES"
    "autor_email" => "nino_jc1@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-UFAM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

Buscou-se no presente trabalho apresentar os resultados parciais das observações realizadas em uma escola de educação infantil da rede municipal de ensino, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica- PIBIC, do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia – ICSEZ/UFAM. A pesquisa teve como objetivo investigar as consequências causadas na criança pela prática do bullying no processo de ensino e aprendizagem. Pode-se constatar que o aluno vitima de bullying sentem-se envergonhados e não participam em sala de aula das atividades propostas, e quando tentavam fazer algum gesto de contribuição em sala, são logo suprimidos por seus colegas de classe. Assim, evidenciamos a relevância desta pesquisa, na medida em que contribui para o conhecimento acerca do termo bullying e proporcionou subsídios teóricos e práticos para que a escola possa criar mecanismos para combatê-la ou prevenir - lá essas práticas de violência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.