Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS NO BRASIL: ASPECTOS TEÓRICOS E LEGISLATIVOS

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Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

A temática de formação de professores é recorrente no Brasil ao referir-se à qualidade de educação básica. Em virtude desta problemática, nos propomos a fazer um estudo dos aparatos legais, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica e Lei de Diretrizes para a Educação Nacional, lei nº 9394/96, e teóricos que defendem formação de professores sob uma proposta de reflexão a partir da prática. O conceito de professor reflexivo foi elaborado por Donald Schön, defensor da reflexão embasada na epistemologia da prática. Este trabalho resulta de um apanhado metodológico bibliográfico e documental objetivando investigar a influência dos defensores do professor reflexivo na legislação brasileira para a formação de professor. Destarte, compreendemos que a legislação educacional ao enfocar uma política de formação de professores reflexivos apoia-se no pressuposto de Schön.

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