SOUZA, Míria Helen Ferreira De et al.. Avaliação: conflitos e contradições. Anais VI FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/6289>. Acesso em: 13/11/2024 09:33
INTRODUÇÃO: O referido trabalho é uma reflexão sobre a avaliação como recurso de ensino que possibilita a análise de avanços e recuos do processo ensino-aprendizagem. Esboça a releitura de uma atividade avaliativa de Língua Portuguesa aplicada no 5º ano do Ensino fundamental, numa escola alocada em Mossoró/RN. METODOLOGIA: É uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, apoiada nas discussões teóricas de Hoffmann (2010; 2005), Oliveira; Chadwick (2007), BRASIL (2001; 2008), e Marconi; Lakatos (2008). RESULTADOS: A pesquisa evidenciou a fragilidade presente no uso da avaliação como eixo norteador do ensino e evidenciou a aplicabilidade de questões avaliativas que não condizem ao atendimento das necessidades de aprendizagem dos aprendentes. CONCLUSÕES: A avaliação ainda se configura como ação arbitrária ao ato de aprender. A docência ainda concebe o processo avaliativo a partir da dicotomia entre pensar e agir.