A PRESENTE PESQUISA INVESTIGA AS CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I ACERCA DOS USOS E FUNÇÕES SOCIAIS DA LINGUAGEM ESCRITA E DA MATEMÁTICA. DANDO CONTINUIDADE A ESTUDOS ANTERIORES, PARTICIPARAM DO ESTUDO 80 CRIANÇAS DE BAIXA RENDA, RESIDENTES EM RECIFE, SENDO 40 ALUNOS DE 1º ANO E 40 DE 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. INDIVIDUALMENTE, OS ESTUDANTES FORAM QUESTIONADOS EM ENTREVISTA ABERTA EM TORNO DE DUAS PERGUNTAS-CHAVE: SOBRE “PARA QUE SERVE LER E ESCREVER?” E “PARA QUE SERVE A MATEMÁTICA?”. POR MEIO DESTAS PERGUNTAS PROCUROU-SE IDENTIFICAR AS DIVERSAS CONCEPÇÕES QUE TINHAM ESSES ESTUDANTES SOBRE OS USOS E AS FUNÇÕES SOCIAIS DOS DOIS INSTRUMENTOS. NO CONTEXTO ESCOLAR, AS PESQUISAS DEMONSTRAM QUE A LÍNGUA ESCRITA E DA MATEMÁTICA É ASSOCIADA A UM FIM EM SI, SEM LEVAR EM CONTA A DIVERSIDADE DE SITUAÇÕES EXTRAESCOLARES QUE ENVOLVEM ESTAS ATIVIDADES. ADOTANDO-SE A CLASSIFICAÇÃO PROPOSTA EM ESTUDOS ANTERIORES, FORAM IDENTIFICADOS NAS RESPOSTAS DOS PARTICIPANTES QUATRO PRINCIPAIS TIPOS DE USOS E FUNÇÕES: USOS ESCOLARES, USOS EXTRAESCOLARES, OBJETIVOS FUTUROS E GANHOS INTELECTUAIS. ASSIM, OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE OS ALUNOS DOS DOIS NÍVEIS ESCOLARES TENDEM A ASSOCIAR A LÍNGUA ESCRITA E A MATEMÁTICA, PRINCIPALMENTE, A USOS ESCOLARES, OU SEJA, A GANHOS IMEDIATOS RELATIVOS AO CONTEXTO ESCOLAR, COMO FAZER A TAREFA E PASSAR DE ANO. NO ENTANTO, EM RELAÇÃO A LÍNGUA ESCRITA, AS RESPOSTAS DOS ALUNOS DE 5° ANO SE DISTRIBUEM ENTRE OS TRÊS PRIMEIROS TIPOS, SENDO FREQUENTE RESPOSTAS LIGADAS A OBJETIVOS FUTUROS, COMO CONSEGUIR UM EMPREGO OU MELHORAR DE VIDA. A MATEMÁTICA CONTINUA SENDO ASSOCIADA PRINCIPALMENTE A USOS IMEDIATOS, ESCOLARES E EXTRA-ESCOLARES, SEM LEVAR EM CONTA GANHOS FUTUROS. OS DADOS SUGEREM QUE OS USOS E FUNÇÕES ATRIBUÍDOS PELOS ESTUDANTES VARIAM EM FUNÇÃO DA IDADE/ESCOLARIDADE, PASSANDO A ESTAREM ASSOCIADOS A CONTEXTOS FORA DA ESCOLA.