O REFERIDO TRABALHO TEM A PROPOSTA DE ESCLARECER E DEMONSTRAR ALGUMAS SITUAÇÕES VIVENCIADAS NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA COM ADOLESCENTES RESIDENTES EM CASAS DE ACOLHIMENTO QUE ESTÃO EM CONFLITO IDADE-ANO ESCOLAR, E COMO O PROCESSO DE MEDIAÇÃO VÊM AUXILIANDO OS MESMOS. O PROJETO SE ENCONTRA VINCULADO AO PET - CONEXÕES DE SABERES PROTAGONISMO JUVENIL EM PERIFERIAS URBANAS E AO SUBPROJETO LEHIA - LETRAMENTO E ESCOLARIZAÇÃO. NO DECORRER DO TEXTO SERÁ PROPOSTO DISCUSSÕES ACERCA DA TEMÁTICA, TENDO COMO BASE ALGUMAS SITUAÇÕES VIVENCIADAS NA REALIZAÇÃO DO PROJETO SOBRE O OLHAR DOS AUTORES. A CONSTRUÇÃO DO TEXTO SEGUE À ABORDAGEM QUALITATIVA, COM CARÁTER DESCRITIVO E BIBLIOGRÁFICO, UTILIZANDO-SE DAS DIFERENTES PERSPECTIVAS PARA ANÁLISE DOS DADOS. OS RESULTADOS APRESENTADOS, ASSUMEM UM CUNHO PARCIAL, TENDO EM VISTA QUE, O PROJETO AINDA SE ENCONTRA EM ANDAMENTO, PORÉM, JÁ SE AFIRMA QUE ATRAVÉS DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, OS ADOLESCENTES (SUJEITOS DO ESTUDO) APRESENTAM MELHORIAS NO TOCANTE À APRENDIZAGEM, NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS CONSIGO E COM OS OUTROS E NA CONSTRUÇÃO DE SUAS IDENTIDADES, LEVANDO EM CONTA AS SUAS ESPECIFICIDADES. A PARTIR DISSO, ESPERA-SE QUE ESTE TEXTO POSSA ESCLARECER, ALGUMAS DAS DIFICULDADES QUE ESSES SUJEITOS ENFRENTAM, NISSO ESPERAMOS RECONHECÊ-LOS COMO INDIVÍDUOS DE DIREITOS, QUE DEVEM SER VISUALIZADOS SOCIALMENTE E QUE TENHAM SEUS DIREITOS CUMPRIDOS.