ESTE TRABALHO TRATA DE APRESENTAR OS RESULTADOS OBTIDOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA DE "VYGOTSKY, PENSAMENTO SOCIO HISTÓRICO E ESTÉTICA DO SENTIDO" , MINISTRADA PELO PROFESSOR DR. ISRAEL BRANDÃO. EM UM PRIMEIRO MOMENTO ABORDAMOS A NATUREZA METODOLÓGICA, QUE É QUALITATIVA, DO TIPO BIBLIOGRÁFICA, UTILIZANDO-SE COMO SUPORTE TEÓRICO: REGO (2013), SFORNI (2008), MARTINS, E MOSER (2012), DENTRE OUTROS. APÓS ISSO ADENTRAMOS UM POUCO NA HISTÓRIA E PRINCIPAIS IDEIAS DE VYGOTSKY FAZENDO PROBLEMATIZAÇÕES QUANTO, COM MAIOR ÊNFASE NA MEDIAÇÃO SIMBÓLICA E NA UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS E SIGNOS, TENDO COMO RESULTADO A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DA MEDIAÇÃO SIMBÓLICA, MOSTRANDO COMO ESSE PROCESSO PODE SER UTILIZADO DENTRO DA SALA DE AULA PELO PROFESSOR, DE FORMA E FAVORECER O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. POR FIM CONCLUÍMOS ABORDANDO A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS DE VYGOTSKY PARA O CAMPO EDUCACIONAL.