ESTE TRABALHO FOI MOTIVADO NUM PRIMEIRO MOMENTO POR NOSSA PRÁTICA PROFISSIONAL NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO BÁSICA, ONDE DESCREVEMOS COMO O ENSINO DA MATEMÁTICA COM O PASSAR DO TEMPO TEM EVOLUÍDO, MOSTRANDO-NOS NOVOS COMPORTAMENTOS ENTRE DOCENTE E DISCENTE NA INTERVENÇÃO DO ENSINAR E APRENDER EM SALA DE AULA. O OBJETIVO PRINCIPAL É PROPOR UMA NOVA ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. ASSIM, PROCURAMOS INVESTIGAR SE UMA NOVA ABORDAGEM PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA, BASEADA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CONTEXTUALIZADA NUMA RELAÇÃO DE NEGOCIAÇÃO/PERSUASÃO NA APRENDIZAGEM, ENVOLVE A ESTRATÉGIA DO APRENDER COM A POSTURA DISCENTE DO OLHAR E OUVIR SEM COPIAR QUANDO O PROFESSOR ESTIVER PERSUADINDO E NEGOCIANDO EM SEU ENSINAR. TAL ABORDAGEM FOI FUNDAMENTADA NA OBSERVAÇÃO DO PROFISSIONAL EM DE SALA DE AULA. UTILIZAMOS COMO METODOLOGIA A PESQUISA-AÇÃO CARACTERIZADA PELA COLABORAÇÃO E NEGOCIAÇÃO ENTRE OS INTEGRANTES DA INTERVENÇÃO. FOI REALIZADA COM ALUNOS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO, ONDE BUSCAMOS TRABALHAR ASPECTOS EM QUE PODERÍAMOS VERIFICAR E REFLETIR PARA UMA TRANSFORMAÇÃO NO ENSINAR E NO APRENDER. OS RESULTADOS FORMAIS E INFORMAIS MOSTRAM QUE A INSERÇÃO DESTA ESTRATÉGIA DE ENSINO CRIA UM AMBIENTE DE SALA DE AULA COM MAIOR PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO POR PARTE DOS ALUNOS, PROMOVE A EMPATIA COM A ÁREA DE ESTUDO E COOPERA PARA UM APRENDIZADO MAIS SIGNIFICATIVO E PRAZEROSO DA MATEMÁTICA, CONTRIBUINDO PARA UMA MAIOR CONFIANÇA ENTRE OS PRINCIPAIS AGENTES DA EDUCAÇÃO, O PROFESSOR E O ALUNO.