ENSINAR E APRENDER NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA INTERVENÇÃO DA PRÁTICA DE ENSINAR EM SALA DE AULA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60235 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4983 "inscrito_id" => 14570 "titulo" => "ENSINAR E APRENDER NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA INTERVENÇÃO DA PRÁTICA DE ENSINAR EM SALA DE AULA" "resumo" => "ESTE TRABALHO FOI MOTIVADO NUM PRIMEIRO MOMENTO POR NOSSA PRÁTICA PROFISSIONAL NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO BÁSICA, ONDE DESCREVEMOS COMO O ENSINO DA MATEMÁTICA COM O PASSAR DO TEMPO TEM EVOLUÍDO, MOSTRANDO-NOS NOVOS COMPORTAMENTOS ENTRE DOCENTE E DISCENTE NA INTERVENÇÃO DO ENSINAR E APRENDER EM SALA DE AULA. O OBJETIVO PRINCIPAL É PROPOR UMA NOVA ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. ASSIM, PROCURAMOS INVESTIGAR SE UMA NOVA ABORDAGEM PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA, BASEADA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CONTEXTUALIZADA NUMA RELAÇÃO DE NEGOCIAÇÃO/PERSUASÃO NA APRENDIZAGEM, ENVOLVE A ESTRATÉGIA DO APRENDER COM A POSTURA DISCENTE DO OLHAR E OUVIR SEM COPIAR QUANDO O PROFESSOR ESTIVER PERSUADINDO E NEGOCIANDO EM SEU ENSINAR. TAL ABORDAGEM FOI FUNDAMENTADA NA OBSERVAÇÃO DO PROFISSIONAL EM DE SALA DE AULA. UTILIZAMOS COMO METODOLOGIA A PESQUISA-AÇÃO CARACTERIZADA PELA COLABORAÇÃO E NEGOCIAÇÃO ENTRE OS INTEGRANTES DA INTERVENÇÃO. FOI REALIZADA COM ALUNOS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO, ONDE BUSCAMOS TRABALHAR ASPECTOS EM QUE PODERÍAMOS VERIFICAR E REFLETIR PARA UMA TRANSFORMAÇÃO NO ENSINAR E NO APRENDER. OS RESULTADOS FORMAIS E INFORMAIS MOSTRAM QUE A INSERÇÃO DESTA ESTRATÉGIA DE ENSINO CRIA UM AMBIENTE DE SALA DE AULA COM MAIOR PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO POR PARTE DOS ALUNOS, PROMOVE A EMPATIA COM A ÁREA DE ESTUDO E COOPERA PARA UM APRENDIZADO MAIS SIGNIFICATIVO E PRAZEROSO DA MATEMÁTICA, CONTRIBUINDO PARA UMA MAIOR CONFIANÇA ENTRE OS PRINCIPAIS AGENTES DA EDUCAÇÃO, O PROFESSOR E O ALUNO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, POSTURA DOCENTE E DISCENTE, NEGOCIAÇÃO E PERSUASÃO NA APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID14570_29092019114940.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALLAN GOMES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ALLAN " "autor_email" => "rraav5@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE AUTÔNOMA ASSUNÇÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60235 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4983 "inscrito_id" => 14570 "titulo" => "ENSINAR E APRENDER NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA INTERVENÇÃO DA PRÁTICA DE ENSINAR EM SALA DE AULA" "resumo" => "ESTE TRABALHO FOI MOTIVADO NUM PRIMEIRO MOMENTO POR NOSSA PRÁTICA PROFISSIONAL NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO BÁSICA, ONDE DESCREVEMOS COMO O ENSINO DA MATEMÁTICA COM O PASSAR DO TEMPO TEM EVOLUÍDO, MOSTRANDO-NOS NOVOS COMPORTAMENTOS ENTRE DOCENTE E DISCENTE NA INTERVENÇÃO DO ENSINAR E APRENDER EM SALA DE AULA. O OBJETIVO PRINCIPAL É PROPOR UMA NOVA ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. ASSIM, PROCURAMOS INVESTIGAR SE UMA NOVA ABORDAGEM PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA, BASEADA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CONTEXTUALIZADA NUMA RELAÇÃO DE NEGOCIAÇÃO/PERSUASÃO NA APRENDIZAGEM, ENVOLVE A ESTRATÉGIA DO APRENDER COM A POSTURA DISCENTE DO OLHAR E OUVIR SEM COPIAR QUANDO O PROFESSOR ESTIVER PERSUADINDO E NEGOCIANDO EM SEU ENSINAR. TAL ABORDAGEM FOI FUNDAMENTADA NA OBSERVAÇÃO DO PROFISSIONAL EM DE SALA DE AULA. UTILIZAMOS COMO METODOLOGIA A PESQUISA-AÇÃO CARACTERIZADA PELA COLABORAÇÃO E NEGOCIAÇÃO ENTRE OS INTEGRANTES DA INTERVENÇÃO. FOI REALIZADA COM ALUNOS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO, ONDE BUSCAMOS TRABALHAR ASPECTOS EM QUE PODERÍAMOS VERIFICAR E REFLETIR PARA UMA TRANSFORMAÇÃO NO ENSINAR E NO APRENDER. OS RESULTADOS FORMAIS E INFORMAIS MOSTRAM QUE A INSERÇÃO DESTA ESTRATÉGIA DE ENSINO CRIA UM AMBIENTE DE SALA DE AULA COM MAIOR PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO POR PARTE DOS ALUNOS, PROMOVE A EMPATIA COM A ÁREA DE ESTUDO E COOPERA PARA UM APRENDIZADO MAIS SIGNIFICATIVO E PRAZEROSO DA MATEMÁTICA, CONTRIBUINDO PARA UMA MAIOR CONFIANÇA ENTRE OS PRINCIPAIS AGENTES DA EDUCAÇÃO, O PROFESSOR E O ALUNO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, POSTURA DOCENTE E DISCENTE, NEGOCIAÇÃO E PERSUASÃO NA APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID14570_29092019114940.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALLAN GOMES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ALLAN " "autor_email" => "rraav5@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE AUTÔNOMA ASSUNÇÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }