Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONTRIBUIÇÕES DA COLEÇÃO PAIC PROSA E POESIA PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: LEITURA LITERÁRIA, COLEÇÃO PAIC PROSA E POESIA, FORMAÇÃO DO LEITOR Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59166
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4133
    "inscrito_id" => 12549
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA COLEÇÃO PAIC PROSA E POESIA PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETO A LEITURA LITERÁRIA TRABALHADA POR MEIO DA COLEÇÃO PAIC PROSA E POESIA, QUE CONSTITUI MATERIAL INTEGRANTE DA ROTINA PEDAGÓGICA DO MAIS PAIC – PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, ESPECIFICAMENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ACOPIARA, ESTADO DO CEARÁ. UMA VEZ QUE UM DOS MAIORES PROBLEMAS APONTADOS POR BOA PARTE DOS EDUCADORES É A FALTA DO HÁBITO DE LEITURA DOS ALUNOS, CONSIDERAMOS QUE A LEITURA LITERÁRIA É UM VALIOSO INSTRUMENTO PARA ESTIMULAR O INTERESSE DA CRIANÇA E CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DA SUA LINGUAGEM, BEM COMO PARA AMPLIAÇÃO DO LETRAMENTO. O OBJETIVO DA NOSSA PESQUISA É APRESENTAR A LEITURA LITERÁRIA PROPAGADA PELAS OBRAS DA COLEÇÃO PAIC PROSA E POESIA COMO INSTRUMENTO CAPAZ DE CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E DO LETRAMENTO DAS CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO. NOSSA METODOLOGIA CONSTOU DE UMA PESQUISA DE NATUREZA BÁSICA E, QUANTO AOS OBJETIVOS, EXPLORATÓRIA. UTILIZAREMOS COMO PROCEDIMENTOS TÉCNICOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS FORMULADOS POR SOARES (2010; 2011), BRENMAN (2012), COLOMER (2007), ENTRE OUTROS; E DOCUMENTAL, EM QUE ANALISAMOS A ROTINA PEDAGÓGICA, O PLANEJAMENTO DO PROFESSOR E LIVROS DA COLEÇÃO. OS RESULTADOS ENCONTRADOS NOS PERMITEM APONTAR QUE O TRABALHO COM O MATERIAL ACONTECE DE MODO A CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO, TENDO COMO FOCO O ENCANTAMENTO DO UNIVERSO INFANTIL PELA LEITURA E A AMPLIAÇÃO DO LETRAMENTO DA CRIANÇA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA LITERÁRIA, COLEÇÃO PAIC PROSA E POESIA, FORMAÇÃO DO LEITOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID12549_26092019084530.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACKELINE SOUSA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JACKELINE"
    "autor_email" => "jackeliness23@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59166
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4133
    "inscrito_id" => 12549
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA COLEÇÃO PAIC PROSA E POESIA PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETO A LEITURA LITERÁRIA TRABALHADA POR MEIO DA COLEÇÃO PAIC PROSA E POESIA, QUE CONSTITUI MATERIAL INTEGRANTE DA ROTINA PEDAGÓGICA DO MAIS PAIC – PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, ESPECIFICAMENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ACOPIARA, ESTADO DO CEARÁ. UMA VEZ QUE UM DOS MAIORES PROBLEMAS APONTADOS POR BOA PARTE DOS EDUCADORES É A FALTA DO HÁBITO DE LEITURA DOS ALUNOS, CONSIDERAMOS QUE A LEITURA LITERÁRIA É UM VALIOSO INSTRUMENTO PARA ESTIMULAR O INTERESSE DA CRIANÇA E CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DA SUA LINGUAGEM, BEM COMO PARA AMPLIAÇÃO DO LETRAMENTO. O OBJETIVO DA NOSSA PESQUISA É APRESENTAR A LEITURA LITERÁRIA PROPAGADA PELAS OBRAS DA COLEÇÃO PAIC PROSA E POESIA COMO INSTRUMENTO CAPAZ DE CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E DO LETRAMENTO DAS CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO. NOSSA METODOLOGIA CONSTOU DE UMA PESQUISA DE NATUREZA BÁSICA E, QUANTO AOS OBJETIVOS, EXPLORATÓRIA. UTILIZAREMOS COMO PROCEDIMENTOS TÉCNICOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS FORMULADOS POR SOARES (2010; 2011), BRENMAN (2012), COLOMER (2007), ENTRE OUTROS; E DOCUMENTAL, EM QUE ANALISAMOS A ROTINA PEDAGÓGICA, O PLANEJAMENTO DO PROFESSOR E LIVROS DA COLEÇÃO. OS RESULTADOS ENCONTRADOS NOS PERMITEM APONTAR QUE O TRABALHO COM O MATERIAL ACONTECE DE MODO A CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO, TENDO COMO FOCO O ENCANTAMENTO DO UNIVERSO INFANTIL PELA LEITURA E A AMPLIAÇÃO DO LETRAMENTO DA CRIANÇA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA LITERÁRIA, COLEÇÃO PAIC PROSA E POESIA, FORMAÇÃO DO LEITOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID12549_26092019084530.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACKELINE SOUSA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JACKELINE"
    "autor_email" => "jackeliness23@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETO A LEITURA LITERÁRIA TRABALHADA POR MEIO DA COLEÇÃO PAIC PROSA E POESIA, QUE CONSTITUI MATERIAL INTEGRANTE DA ROTINA PEDAGÓGICA DO MAIS PAIC – PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, ESPECIFICAMENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ACOPIARA, ESTADO DO CEARÁ. UMA VEZ QUE UM DOS MAIORES PROBLEMAS APONTADOS POR BOA PARTE DOS EDUCADORES É A FALTA DO HÁBITO DE LEITURA DOS ALUNOS, CONSIDERAMOS QUE A LEITURA LITERÁRIA É UM VALIOSO INSTRUMENTO PARA ESTIMULAR O INTERESSE DA CRIANÇA E CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DA SUA LINGUAGEM, BEM COMO PARA AMPLIAÇÃO DO LETRAMENTO. O OBJETIVO DA NOSSA PESQUISA É APRESENTAR A LEITURA LITERÁRIA PROPAGADA PELAS OBRAS DA COLEÇÃO PAIC PROSA E POESIA COMO INSTRUMENTO CAPAZ DE CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E DO LETRAMENTO DAS CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO. NOSSA METODOLOGIA CONSTOU DE UMA PESQUISA DE NATUREZA BÁSICA E, QUANTO AOS OBJETIVOS, EXPLORATÓRIA. UTILIZAREMOS COMO PROCEDIMENTOS TÉCNICOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS FORMULADOS POR SOARES (2010; 2011), BRENMAN (2012), COLOMER (2007), ENTRE OUTROS; E DOCUMENTAL, EM QUE ANALISAMOS A ROTINA PEDAGÓGICA, O PLANEJAMENTO DO PROFESSOR E LIVROS DA COLEÇÃO. OS RESULTADOS ENCONTRADOS NOS PERMITEM APONTAR QUE O TRABALHO COM O MATERIAL ACONTECE DE MODO A CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO, TENDO COMO FOCO O ENCANTAMENTO DO UNIVERSO INFANTIL PELA LEITURA E A AMPLIAÇÃO DO LETRAMENTO DA CRIANÇA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.