O PRESENTE TRABALHO TEM COMO TEMA A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COMO ESTRATÉGIA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. AO CONSIDERARMOS QUE GRANDE PARTE DOS ALUNOS DA UNIDADE ESCOLA PADRE RAIMUNDO JOSÉ VIEIRA, PARNAÍBA - PI RESIDE EM ÁREAS ATINGIDAS POR ENCHENTES E/OU ÁREAS COM FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO ADEQUADO, TORNA-SE IMPRESCINDÍVEL UMA ATENÇÃO REDOBRADA COM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESTES INDIVÍDUOS. ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO DESENVOLVER DENTRO DO PERÍODO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO UM PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA VOLTADO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COM FOCO NAS PROBLEMÁTICAS HÍDRICAS LOCAIS, A FIM DE SENSIBILIZAR E PROVOCAR MUDANÇAS INDIVIDUAIS QUE ACARRETEM O BEM COLETIVO. A METODOLOGIA DE APLICAÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA FOI ACORDADA COM AS PROFESSORAS DE CIÊNCIAS DA ESCOLA E UTILIZOU-SE DE PALESTRAS, GRUPOS DE DISCUSSÃO E PRODUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS, PODE-SE AFIRMAR QUE É PERCEPTÍVEL A EFICÁCIA DA UTILIZAÇÃO DE AULAS MAIS PRÁTICAS COMO FERRAMENTA DE APOIO AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PERMITINDO O POSICIONAMENTO E PARTICIPAÇÃO ATIVA DO ALUNO DURANTE A TRAJETÓRIA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, E, ASSIM, OBTER RESULTADOS POSITIVOS, DE FORMA A FACILITAR A ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS CIENTÍFICOS TRABALHADOS NA SALA DE AULA.