O PERÍODO DE ACOLHIMENTO E ADAPTAÇÃO É UM PROCESSO QUE O INDIVÍDUO SE DEPARA NO MOMENTO DE INGRESSAR EM UMA INSTITUIÇÃO, SENDO UMA SITUAÇÃO QUE ENGLOBA UM CONJUNTO DE EXPERIÊNCIAS, VIVÊNCIAS E NOVAS REALIDADES, QUE EXIGE UM TEMPO ADAPTATIVO E DE CONDIÇÕES ADEQUADAS PARA O SUJEITO LIDAR COM AS DIVERSAS MUDANÇAS AO REDOR, TENDO UM VALOR SIGNIFICATIVO PARA A ESCOLARIZAÇÃO E A FORMAÇÃO, PRINCIPALMENTE, NA EDUCAÇÃO INFANTIL. ASSIM, O ARTIGO TEVE COMO PROPOSTA ABORDAR A IMPORTÂNCIA DE ACOLHER A CRIANÇA DIANTE DA COMPLEXIDADE DE ADAPTAR-SE AO AMBIENTE ESCOLAR, EM UMA ESCOLA DE ENSINO PÚBLICO, NA CRECHE CEI NOEMI JATAÍ TELES, QUE FICA LOCALIZADO NA CIDADE DE QUIXADÁ, NO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ. O OBJETIVO FOI FAZER UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E PRODUZIR UM RELATÓRIO ACERCA DO TEMA EM QUESTÃO, A FIM DE REFLETIR QUE É UM MOMENTO ÍMPAR PARA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL, AFETIVO E SOCIAL DOS ESTUDANTES. DESSA FORMA, A METODOLOGIA UTILIZADA BASEOU-SE NA REVISÃO DE MATERIAIS ESPECÍFICOS, ALÉM DA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA E ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, COM A FINALIDADE DE ANALISAR O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO E CONHECER A REALIDADE VIVENCIADO PELOS ALUNOS. O VALOR DE ELABORAR O OBJETO É UM MODO DE REFLETIR QUE UMA PESSOA ADAPTADA POSSUI UMA CHANCE MAIOR DE CONSTRUIR A CONFIANÇA, A AUTONOMIA E O APRENDIZADO.