RESUMO
PARA A INCLUSÃO DO ALUNO COM SURDEZ SE FAZ NECESSÁRIO A ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS E DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, COM VISTAS A EFETIVAÇÃO DO DIREITO DE ACESSIBILIDADE DO SURDO. NESTE TEXTO, COMPARTILHAMOS OS AVANÇOS PERCEBIDOS A PARTIR DO USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA – TA, EVIDENCIANDO-A COMO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA O ENSINO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA ESTA PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA DO TIPO DESCRITIVA, OBJETIVANDO INVESTIGAR COMO ACONTECE O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A INCLUSÃO DA PESSOA COM SURDEZ, NA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS DEFICIENTES AUDITIVOS- APADA, NO MUNICÍPIO DE TERESINA - PI. O ESTUDO POSSIBILITOU REAFIRMAR QUE OS APOIOS VISUAIS ATRAVÉS DE RECURSOS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA E DA UTILIZAÇÃO DA LIBRAS PODEM DESPERTAR O INTERESSE E DIMINUIR AS BARREIRAS PARA A COMUNICAÇÃO, APRESENTADAS PELAS DIFERENÇAS LINGUÍSTICAS E CONTRIBUEM PARA A MELHORIA NA QUALIDADE DO ENSINO E PARA A INCLUSÃO DA PESSOA COM SURDEZ E COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA.
PALAVRAS-CHAVE: INCLUSÃO, DEFICIÊNCIA AUDITIVA, TECNOLOGIA ASSISTIVA.