ESTE ARTIGO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO PRÁTICA EDUCATIVA NA GERAÇÃO DE APRENDIZADO. O TRABALHO TEVE POR OBJETIVO UTILIZAR AS METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DE ENSINO/APRENDIZAGEM, POSSIBILITANDO A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO AVALIATIVO DO ALUNO. ACREDITA-SE QUE DESSA FORMA É POSSÍVEL CONTRIBUIR PARA A AUTONOMIA DO ESTUDANTE, GERANDO REFLEXÕES CRÍTICAS, CORROBORANDO PARA UM ENSINO DE QUALIDADE E QUE FAÇA SENTIDO EM SUA VIDA. FORAM UTILIZADOS DOIS MODELOS DE METODOLOGIAS ATIVAS DURANTE O PROCESSO: SALA DE AULA INVERTIDA E ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES. ATRAVÉS DOS RESULTADOS FOI POSSÍVEL PERCEBER A IMPORTÂNCIA NA ADOÇÃO DE NOVOS MÉTODOS QUE CONSEGUEM GERAR UM DESPERTAMENTO E PROTAGONISMO DOS ESTUDANTES DURANTE AS AULAS E NO PROCESSO AVALIATIVO. ASSIM, FAZ-SE NECESSÁRIO A UTILIZAÇÃO DE ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS MAIS FREQUENTES NO COTIDIANO ESCOLAR, QUE DESPERTEM O INTERESSE DOS ESTUDANTES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.