O INTITULADO ARTIGO VISA DESCREVER UMA PRÁTICA EDUCATIVA EM UMA INSTITUIÇÃO CHAMADA ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE INICIATIVAS E CIDADANIA DO RN - ADIC, LOCALIZADA NO PASSO DA PÁTRIA – NATAL/RN. AO EVIDENCIARMOS A FALTA DE ESPÍRITO EM EQUIPE EM DUAS TURMAS DO FUNDAMENTAL, FOI CRIADO UM CANAL QUE UNISSE OS ALUNOS. TIVEMOS COMO PROPOSTA, O INTUITO DE ARTICULAR UMA ESTRATÉGIA QUE PROPORCIONASSE UMA ATUAÇÃO MAIS ENVOLVENTE ENTRE OS ALUNOS, COM A CRIAÇÃO DO JORNAL ESCOLAR. COMO OBJETIVOS, FORAM ELENCADOS A ANÁLISE DO TRABALHO EM GRUPO, DESENVOLVIMENTO DO PAPEL ATIVO NA ELABORAÇÃO DO VEÍCULO DE NOTÍCIAS. USAMOS A METODOLOGIA ATIVA, A PESQUISA DE CAMPO JUNTO À ABORDAGEM QUALITATIVA PARA QUE A ANÁLISE FOSSE MINIMAMENTE ESTUDADA COM MAIS PROXIMIDADE DO LEVANTAMENTO DOS DADOS. COM APOIO DE REFERENCIAIS DE: FREIRE (2010) DEWEY (2010) LIBÂNEO (2002) E POR FIM, OS RESULTADOS FORAM IDENTIFICADOS QUE AO ESTAREM EM PROCESSO DA ORGANIZAÇÃO DO JORNAL, OS ALUNOS OBTIVERAM UMA MELHOR PARCERIA ENTRE ELES, PROPORCIONANDO ASSIM, UM ESPÍRITO DE ATUAÇÃO MAIOR, EM SE POSICIONAR DURANTE AS FUNÇÕES QUE CADA UM DESEMPENHAVA, ARTICULANDO O TRABALHO COMPROMISSADO COM ESSE CANAL. EM VISTA DISSO, CONCLUI-SE QUE O USO DO JORNAL ESCOLAR É DE GRANDE IMPORTÂNCIA NÃO APENAS PARA MANTER OS DEMAIS ALUNOS INFORMADOS SOBRE OS ACONTECIMENTOS E CURIOSIDADES, MAS TAMBÉM POR CONSTRUIR UM PAPEL DE ATUAÇÃO E AUTONOMIA DO EDUCANDO NESSE PROCESSO DE ENSINO.