O PRESENTE TRABALHO TEM COMO META PRIMORDIAL ELUCIDAR UM AMPLO ENTENDIMENTO NO QUE REMETE AOS
PONTOS E CONTRAPONTOS DA PERCEPÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AO LONGO DOS ANOS, MEDIANTE UMA
ÓTICA E PERSPECTIVA HOLÍSTICA, ELENCANDO, POSTERIORMENTE, COMO AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, NOS DIAS
ATUAIS, PODEM FAVORECER O APRENDIZADO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, EM ESPECIAL, AOS QUE
TEM DEFICIÊNCIA VISUAL, DIMINUINDO ASSIM O ABISMO ENTRE APRENDIZAGEM EM RELAÇÃO AOS SUJEITOS
APRENDIZES PORTADORES DE DEFICIÊNCIA. ATRELADO A ISSO SE PERPASSA INICIALMENTE A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, COM A FINALIDADE DE ENTENDER FIDEDIGNAMENTE A ORIGEM DOS ENTRAVES
PERCEPTÍVEIS HOJE. DESTARTE, NA ÓTICA E PERSPECTIVA DE ESTUDOS APROFUNDADOS, BUSCAMOS CORROBORAR COM
OS ESTUDOS QUE JÁ SÃO NOTÓRIOS NA ATUALIDADE E AINDA MAIS AJUDAR A DISPONIBILIZAR AOS LEITORES ALGUMAS
CONTRIBUIÇÕES NO QUE TANGE AOS DILEMAS ENFRENTADOS PELAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, ENTRE ELAS A VISUAL,
BEM COMO ALGUMAS TÉCNICAS QUE PODEM AUXILIAR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
PORTADORES DAS MESMAS, A EXEMPLO, O SOROBAN, MAPAS DE ALTO RELEVO E RECURSOS AUDIOVISUAIS. EMBORA
NOS DIAS ATUAIS A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA VISLUMBRE CLARAMENTE O QUE É DESCRIMINAÇÃO ATOS DELETÉRIOS
CONTRA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AINDA SÃO PERCEPTÍVEIS CABENDO AOS ESTUDOS ATUAIS CONTRIBUIR PARA
DESMITIFICAÇÃO DA INOPERÂNCIA DAS PESSOAS QUE APRESENTAM ALGUM TIPO E GRAU DE DEFICIÊNCIA.