Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE ARTE: UM RECORTE DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DOS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL EM PATOS-PB

Palavra-chaves: ENSINO DE ARTE, PRÁTICA EDUCATIVA, FORMAÇÃO PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60245
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 991
    "inscrito_id" => 2742
    "titulo" => "ENSINO DE ARTE: UM RECORTE DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DOS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL EM PATOS-PB"
    "resumo" => "A ARTE É UMA DISCIPLINA QUE SEGUNDO A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL É DE APLICAÇÃO OBRIGATÓRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ONDE PROPORCIONA AO ALUNO, UM CONTATO REFLEXIVO E CRIATIVO SOBRE A SUA FILOSOFIA E HISTORICIDADE. DIANTE ESTA CONCEPÇÃO DESPERTA-SE O INTERESSE EM ANALISAR COMO AS METODOLOGIAS ESTÃO SENDO DESENVOLVIDAS POR PARTE DA PRÁTICA DOCENTE, ENTRE OS PROFISSIONAIS QUE ESTÃO EXERCENDO A SUA FUNÇÃO DE MEDIADORES DOS SEUS SABERES. ESSA PESQUISA ANALISA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO DE ARTE DAS ESCOLAS MUNICIPAIS, ESPECIFICAMENTE, DA CIDADE DE PATOS (PB), AVALIADAS DURANTE OS ANOS DE 2015 E 2016, ONDE FOI DESTACADO COMO OS PROFESSORES DESENVOLVEM A SUA METODOLOGIA, DIANTE DAS DIFICULDADES VIVENCIADAS, BEM COMO CARACTERIZAR AS POSSÍVEIS CAUSAS IDENTIFICADAS NESTA PESQUISA, ATRAVÉS DAS ESTATÍSTICAS QUE SERÃO APRESENTADAS COM OS LEVANTAMENTOS DOS PROBLEMAS QUE FORAM IDENTIFICADOS NESTE TRABALHO. NESTA ABORDAGEM UTILIZOU-SE UMA PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA, A PARTIR DE LEITURAS, APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS, VISITAÇÕES A GRUPOS DE PLANEJAMENTOS, FICHAMENTOS, ALÉM DA BUSCA DE EMBASAMENTOS TEÓRICOS, ATRAVÉS DE AUTORES COMO BARBOSA (1978), CAMAROTTI (1999), FREIRE (1996), ENTRE OUTROS. PARA ESTE ESTUDO, A ESCOLHA DA DISCIPLINA DE ARTE TEVE O OBJETIVO DE LEVANTAR DADOS DAS PRINCIPAIS NECESSIDADES E AVANÇOS QUE OS DOCENTES TIVERAM DEPOIS DAS REALIZAÇÕES DOS GRUPOS DE ESTUDOS, APONTANDO AS SUAS EVOLUÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA, CONSIDERANDO AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DA REDE EFETIVA DE ENSINO, QUE ESTÃO EM SALA DE AULA NESTE MUNICÍPIO, ONDE POUCOS SÃO LICENCIADOS NA ÁREA DESTA DISCIPLINA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE ARTE, PRÁTICA EDUCATIVA, FORMAÇÃO PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID2742_06082019235450.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ JERÔNIMO VIEIRA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JUNIOR MISAKI"
    "autor_email" => "jrmisaki@uol.com.br"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60245
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 991
    "inscrito_id" => 2742
    "titulo" => "ENSINO DE ARTE: UM RECORTE DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DOS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL EM PATOS-PB"
    "resumo" => "A ARTE É UMA DISCIPLINA QUE SEGUNDO A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL É DE APLICAÇÃO OBRIGATÓRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ONDE PROPORCIONA AO ALUNO, UM CONTATO REFLEXIVO E CRIATIVO SOBRE A SUA FILOSOFIA E HISTORICIDADE. DIANTE ESTA CONCEPÇÃO DESPERTA-SE O INTERESSE EM ANALISAR COMO AS METODOLOGIAS ESTÃO SENDO DESENVOLVIDAS POR PARTE DA PRÁTICA DOCENTE, ENTRE OS PROFISSIONAIS QUE ESTÃO EXERCENDO A SUA FUNÇÃO DE MEDIADORES DOS SEUS SABERES. ESSA PESQUISA ANALISA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO DE ARTE DAS ESCOLAS MUNICIPAIS, ESPECIFICAMENTE, DA CIDADE DE PATOS (PB), AVALIADAS DURANTE OS ANOS DE 2015 E 2016, ONDE FOI DESTACADO COMO OS PROFESSORES DESENVOLVEM A SUA METODOLOGIA, DIANTE DAS DIFICULDADES VIVENCIADAS, BEM COMO CARACTERIZAR AS POSSÍVEIS CAUSAS IDENTIFICADAS NESTA PESQUISA, ATRAVÉS DAS ESTATÍSTICAS QUE SERÃO APRESENTADAS COM OS LEVANTAMENTOS DOS PROBLEMAS QUE FORAM IDENTIFICADOS NESTE TRABALHO. NESTA ABORDAGEM UTILIZOU-SE UMA PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA, A PARTIR DE LEITURAS, APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS, VISITAÇÕES A GRUPOS DE PLANEJAMENTOS, FICHAMENTOS, ALÉM DA BUSCA DE EMBASAMENTOS TEÓRICOS, ATRAVÉS DE AUTORES COMO BARBOSA (1978), CAMAROTTI (1999), FREIRE (1996), ENTRE OUTROS. PARA ESTE ESTUDO, A ESCOLHA DA DISCIPLINA DE ARTE TEVE O OBJETIVO DE LEVANTAR DADOS DAS PRINCIPAIS NECESSIDADES E AVANÇOS QUE OS DOCENTES TIVERAM DEPOIS DAS REALIZAÇÕES DOS GRUPOS DE ESTUDOS, APONTANDO AS SUAS EVOLUÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA, CONSIDERANDO AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DA REDE EFETIVA DE ENSINO, QUE ESTÃO EM SALA DE AULA NESTE MUNICÍPIO, ONDE POUCOS SÃO LICENCIADOS NA ÁREA DESTA DISCIPLINA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE ARTE, PRÁTICA EDUCATIVA, FORMAÇÃO PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID2742_06082019235450.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ JERÔNIMO VIEIRA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JUNIOR MISAKI"
    "autor_email" => "jrmisaki@uol.com.br"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A ARTE É UMA DISCIPLINA QUE SEGUNDO A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL É DE APLICAÇÃO OBRIGATÓRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ONDE PROPORCIONA AO ALUNO, UM CONTATO REFLEXIVO E CRIATIVO SOBRE A SUA FILOSOFIA E HISTORICIDADE. DIANTE ESTA CONCEPÇÃO DESPERTA-SE O INTERESSE EM ANALISAR COMO AS METODOLOGIAS ESTÃO SENDO DESENVOLVIDAS POR PARTE DA PRÁTICA DOCENTE, ENTRE OS PROFISSIONAIS QUE ESTÃO EXERCENDO A SUA FUNÇÃO DE MEDIADORES DOS SEUS SABERES. ESSA PESQUISA ANALISA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO DE ARTE DAS ESCOLAS MUNICIPAIS, ESPECIFICAMENTE, DA CIDADE DE PATOS (PB), AVALIADAS DURANTE OS ANOS DE 2015 E 2016, ONDE FOI DESTACADO COMO OS PROFESSORES DESENVOLVEM A SUA METODOLOGIA, DIANTE DAS DIFICULDADES VIVENCIADAS, BEM COMO CARACTERIZAR AS POSSÍVEIS CAUSAS IDENTIFICADAS NESTA PESQUISA, ATRAVÉS DAS ESTATÍSTICAS QUE SERÃO APRESENTADAS COM OS LEVANTAMENTOS DOS PROBLEMAS QUE FORAM IDENTIFICADOS NESTE TRABALHO. NESTA ABORDAGEM UTILIZOU-SE UMA PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA, A PARTIR DE LEITURAS, APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS, VISITAÇÕES A GRUPOS DE PLANEJAMENTOS, FICHAMENTOS, ALÉM DA BUSCA DE EMBASAMENTOS TEÓRICOS, ATRAVÉS DE AUTORES COMO BARBOSA (1978), CAMAROTTI (1999), FREIRE (1996), ENTRE OUTROS. PARA ESTE ESTUDO, A ESCOLHA DA DISCIPLINA DE ARTE TEVE O OBJETIVO DE LEVANTAR DADOS DAS PRINCIPAIS NECESSIDADES E AVANÇOS QUE OS DOCENTES TIVERAM DEPOIS DAS REALIZAÇÕES DOS GRUPOS DE ESTUDOS, APONTANDO AS SUAS EVOLUÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA, CONSIDERANDO AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DA REDE EFETIVA DE ENSINO, QUE ESTÃO EM SALA DE AULA NESTE MUNICÍPIO, ONDE POUCOS SÃO LICENCIADOS NA ÁREA DESTA DISCIPLINA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.