ESTE ESTUDO OBJETIVA PESQUISAR SE A NOVA CONSTRUÇÃO SOCIAL DA FAMÍLIA OFERECE IMPACTO NA TRAJETÓRIA ESCOLAR DO ADOLESCENTE, NA VISÃO DO DOCENTE E DO PRÓPRIO ESTUDANTE. DIANTE DISSO, ESTE PROJETO FORMULA: QUAIS OS IMPACTOS E PRESSÕES A TIPOLOGIA FAMILIAR PODE OCASIONAR AOS ADOLESCENTES EM TEMPO DE ESTUDO NA ÓTICA DO DOCENTE E NA ÓTICA DO ESTUDANTE? A TEMÁTICA ABORDADA JUSTIFICA-SE POR VERIFICAR UMA NOVA, CRESCENTE E INCÓGNITA FORMAÇÃO FAMILIAR.
ESTA PESQUISA INVESTIGARÁ OS SENTIDOS PRODUZIDOS POR DOCENTES E ESTUDANTES NA RELAÇÃO APRENDIZAGEM DO ADOLESCENTE E A NOVA CONSTRUÇÃO SOCIAL FAMILIAR. PARA ESTE TRABALHO, O EMBASAMENTO TEÓRICO-METODOLÓGICO SERÁ PAUTADO NO CONSTRUCIONISMO SOCIAL, INVESTIGANDO A PRODUÇÃO DE SENTIDOS ENUNCIADAS POR PRÁTICAS DISCURSIVAS DE PROFESSORES, DE ESTUDANTES E A CONVIVÊNCIA DESSAS NOVAS FAMÍLIAS, OS FILHOS/ESTUDANTES E A ESCOLA. A PESQUISA SERÁ DE CUNHO QUALITATIVO, RECORRENDO ÀS TÉCNICAS DE OBSERVAÇÃO E ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, INDIVIDUAIS E GRAVADAS.
ESPERA-SE QUE COM OS RESULTADOS PERCEBA-SE QUE A FAMÍLIA E ESCOLA APESAR DE SE APRESENTEM COMO INSTITUIÇÕES INDEPENDENTES, POSSUEM OBJETIVOS, CONTEÚDOS E MÉTODOS DIFERENTES, QUE SE ARTICULAM NO QUE SE REFERE À INSERÇÃO PRODUTIVA DOS JOVENS NA SOCIEDADE E AFIRME SER NECESSÁRIO QUE O CURRÍCULO ESCOLAR E O CURRÍCULO FAMILIAR SEJAM SEMPRE CONVERGENTES.