A EDUCAÇÃO AMBIENTAL SE CONFIGURA COMO SENDO UMA ÁREA DO CONHECIMENTO DE PERSPECTIVA TRANSDICIPLINAR, QUE PODE SER ABORDADA E TRABALHADA DENTRO DE TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO, EM ESPECIAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS. DESSA FORMA, DIVERSAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS PODEM SER UTILIZADAS PELO PROFESSOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS COM O INTUITO DE PROPORCIONAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA AOS ESTUDANTES. UMA DESSAS ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM PODE SER POR MEIO DA HORTA ESCOLAR, HAJA VISTA QUE PODE SE CONSTITUIR EM UM LABORATÓRIO VIVO, ASSIM PERMITINDO A REALIZAÇÃO DE DIVERSAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ALIMENTAR E O ENSINO DE CIÊNCIAS. ESTE ESTUDO INTERESSOU-SE EM ENTENDER: QUAL A CONTRIBUIÇÃO DA HORTA ESCOLAR PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS, EM ESPECIAL EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PRÁTICAS ALIMENTARES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL?. ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO GERAL DINAMIZAR AS AULAS DE CIÊNCIAS, POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DA HORTA ESCOLAR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PRÁTICAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS A ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA TÂNIA LEITE SANTOS, AÇAILÂNDIA, MA. POR MEIO DE UMA PESQUISA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, TENDO COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO, BASEADA NOS PRINCÍPIOS DA PESQUISA-AÇÃO. FOI VERIFICADO POR MEIO DO ESTUDO QUE A UTILIZAÇÃO DA HORTA ESCOLAR COMO RECURSO DIDÁTICO FAVORECE A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, UMA VEZ QUE, PROPORCIONA UM ENSINO INTERDISCIPLINAR, LOGO, PROMOVENDO MUDANÇAS NAS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS. PORTANTO, A UTILIZAÇÃO DA HORTA ESCOLAR SE CONSTITUI EM UMA FERRAMENTA EFICAZ DE APRENDIZAGEM.