ESTE ARTIGO PRETENDE FAZER UMA ANÁLISE DESCRITIVA DE UMA METODOLOGIA ESTABELECIDA PARA A UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS DE CONSCIENTIZAÇÃO NA INTRODUÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO AMBIENTE AGRÍCOLA. BUSCA-SE ANALISAR O ECODESENVOLVIMENTO E SUAS CINCO DIMENSÕES, AS QUAIS ESTÃO LIGADAS A SUSTENTABILIDADE PARA, ATRAVÉS DISSO, ENTENDER MAIS ACERCA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. ATRAVÉS DESSAS OBSERVA-SE O CONTEXTO NO QUAL O PRODUTOR RURAL ESTÁ ENVOLVIDO POSSIBILITANDO AO EDUCADOR TRAÇAR METODOLOGIAS E ATIVIDADES QUE POSSAM SE ADEQUAR AQUELE PRODUTOR OU AO CONJUNTO DESSES. BUSCA-SE TRAZER À TONA TAMBÉM AS PROBLEMÁTICAS E AS MÁS PRÁTICAS QUE SÃO DECORRENTES NO AMBIENTE RURAL EM PEQUENAS E GRANDES PROPRIEDADES. COM BASE NESSAS PROBLEMÁTICAS ESTABELECER UMA METODOLOGIA EFICAZ DE INTRODUÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PROPRIEDADES QUE, GERALMENTE NÃO POSSUEM TANTA INFORMAÇÃO ACERCA DESTA TEMÁTICA. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL É RETRATADA COMO OBJETO DE ENSINO PARA A FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES NÃO SOMENTE DE CONHECIMENTO, MAS TAMBÉM DE ATIVIDADES PRÁTICAS QUE POSSAM AJUDAR A OUTROS INDIVÍDUOS AGRÍCOLAS. A CONSCIENTIZAÇÃO SUSTENTÁVEL E ECOLÓGICA TAMBÉM É CITADA NO TRABALHO COMO UMA FORMA DE ENSINO SOBRE O MEIO AMBIENTE.