A PRÁTICA NA DIMENSÃO EDUCACIONAL TEM GRANDE IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DO ALUNO DE PEDAGOGIA, POIS PROMOVE OPORTUNIDADE DE VIVENCIAR NA PRÁTICA O QUE OCORRE EM SALA DE AULA NO DIA A DIA O PRESENTE RELATÓRIO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER, ATRAVÉS DA PESQUISA CIENTÍFICA, A DIMENSÃO EDUCACIONAL PRESENTE EM VÁRIAS ESFERAS EDUCACIONAIS EM RELAÇÃO ÀS PROBLEMÁTICAS SOCIAIS E FORMAÇÃO DO PEDAGOGO. SABE-SE QUE TODA ESCOLA SE TORNA INCLUSIVA QUANDO ADOTA METODOLOGIAS QUE FAVOREÇAM A INTERAÇÃO RECONHECENDO SUAS DIFICULDADES E DIFERENÇAS, BUSCANDO O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL, AFETIVO E ALTRUÍSTA, PROMOVENDO A REIVINDICAÇÃO POR UM ESPAÇO ESCOLAR MAIS JUSTO E IGUALITÁRIO. NA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA UTILIZAMOS LITERATURAS PERTINENTES À TEMÁTICA. A COLETA DE O MATERIAL DAR-SE POR MEIO DE PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS QUE É O LEVANTAMENTO DE DADOS ATRAVÉS DE REVISTAS, LIVROS E OUTROS DOCUMENTOS. O PRESENTE TRABALHO APRESENTOU SOB O TEMA EXCLUSÃO NO ÂMBITO ESCOLAR: APRENDENDO JUNTOS COM AS DIFERENÇAS, PROCURAMOS ESCLARECER COMO A ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA APARECIDA, CUMPRE SEU PAPEL NO SENTIDO DA INCLUSÃO DE SEUS ALUNOS, BEM COMO AS TENDÊNCIAS E PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS. A ESCOLA POSSUI ESTRUTURA PARA ACOLHER ESSES ALUNOS E A ESCOLA PREZA PROGRAMAS DE ENSINO DOS ALUNOS, AOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, AOS SERVIÇOS DE SUPORTE, A TODOS AQUELES QUE NECESSITAM DE ACOMPANHAMENTO ESPECÍFICO E À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. PORTANTO, PARA UMA INSTITUIÇÃO TORNAR-SE ACOLHEDORA, SEUS ASPECTOS ORGANIZACIONAIS E EDUCACIONAIS PRECISAM SER REVISTOS, DE MODO QUE SE CONSIGAM AS REFORMULAÇÕES NECESSÁRIAS A INCLUSÃO.