ESTE TRABALHO CONSTITUI-SE EM ESTUDO ANALÍTICO-DESCRITIVO SOBRE O ÍNDICE DE REPETÊNCIA NO CURSO DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA. PARA SUA REALIZAÇÃO, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM O OBJETIVO DE INVESTIGAR A RELAÇÃO ENTRE AS DISCIPLINAS BÁSICAS E O ALTO ÍNDICE REPROVAÇÃO. VÁRIOS MOTIVOS FORAM EXPOSTOS PELOS ENTREVISTADOS PARA JUSTIfiCAR AS REPETÊNCIAS DAS DISCIPLINAS: O NÍVEL DE COBRANÇA DO CURSO, O FATO DE A GRANDE MAIORIA VIR DE ESCOLA PÚBLICA E SENTIR DIfiCULDADE DE SE ADAPTAR COM O NOVO AMBIENTE; A FALTA DE ESTRUTURA OFERECIDA PELA UNIVERSIDADE; O RELACIONAMENTO DISTANTE ENTRE PROFESSOR E ALUNO; A DIfiCULDADE DE CONCILIAR TRABALHO E ESTUDOS; BEM COMO, A PROBLEMÁTICA SOCIOECONÔMICA DOS ALUNOS, OS QUAIS DETÉM CERTAS NECESSIDADES, COMO POR EXEMPLO, TRANSPORTE, LIVROS E ALIMENTAÇÃO, QUE IMPACTAM EM SEUS RENDIMENTOS ACADÊMICOS. ATRAVÉS DE UMA PESQUISA DE NATUREZA QUANTITATIVA, NÃO FOI POSSÍVEL IDENTIfiCAR UM ELEMENTO ÚNICO QUE PUDESSE SER CONSIDERADO COMO A PRINCIPAL CAUSA PARA A REPROVAÇÃO DOS ALUNOS. OS DADOS LEVANTADOS PROPORCIONAM A OBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES ACERCA DAS CAUSAS DAS REPETÊNCIAS.