Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO HÍBRIDO NA UNIVERSIDADE: A VISÃO DO ESTUDANTE DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Palavra-chaves: ENSINO A DISTÂNCIA;, EDUCAÇÃO HIBRIDA, ., TECNOLOGIA DIGITAL Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
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      COM O ADVENTO DA SOCIEDADE MODERNA A NECESSIDADE POR INOVAR TORNA-SE CADA VEZ MAIOR E COM ISSO A PRÁTICA DO ENSINO A DISTÂNCIA VEM SE TORNANDO CADA VEZ MAIS FREQUENTE. O ENSINO HÍBRIDO É UMA FORMA DE MESCLAR A SALA DE AULA E O AMBIENTE VIRTUAL, COM O PROPÓSITO DE CONTRIBUIR COM O APRENDIZADO DO ALUNO,UMA VEZ QUE A TECNOLOGIA PROPORCIONA UMA INFINIDADE DE INFORMAÇÕES DE MODO MAIS RÁPIDO E PRÁTICO. \r\n
      O PRESENTE TRABALHO TEM COMO TEMA O ENSINO HÍBRIDO, TRABALHADO NO ENSINO SUPERIOR, COM VISTAS A VERIFICAR SUA INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO E APRENDIZADO DISCENTE NA DISCIPLINA INTRODUÇÃO ÀS TEORIAS DE APRENDIZAGEM, OFERTADA COM CARGA HORÁRIA SEMIPRESENCIAL. A NECESSIDADE DO ESTUDO SE DEU A PARTIR DE NOSSAS EXPERIÊNCIAS NAS ATIVIDADES DE MONITORIA, REALIZADAS NA DISCIPLINA, EM QUE COMEÇAMOS A NOS QUESTIONAR COMO OS ESTUDANTES PERCEBIAM AS AULAS REALIZADAS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM.\r\n
      NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UVA ESTÁ PREVISTO NO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO O DESENVOLVIMENTO DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS, TENDO COMO REFERÊNCIA A PORTARIA MEC Nº 1.134, DE 10 DE OUTUBRO DE 2016 (QUE REVOGOU A PORTARIA MEC Nº 4.059, DE 10 DE DEZEMBRO DE2004), QUE RESSALTA EM SEU ART. 1º QUE\r\n
      \r\n
      AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR QUE POSSUAM PELO MENOS UM CURSODE GRADUAÇÃO RECONHECIDO PODERÃO INTRODUZIR, NA ORGANIZAÇÃOPEDAGÓGICA E CURRICULAR DE SEUS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAISREGULARMENTE AUTORIZADOS, A OFERTA DE DISCIPLINAS NA MODALIDADE ADISTÂNCIA.(PPP, 2017, P. 76).\r\n
      \r\n
      ASSIM, AS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS SÃO REALIZADAS DESDE 2013 COMAPOIO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UVA, ATRAVÉS DA PLATAFORMA MOODLE. DESSE MODO, É NESSE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM QUE SÃO DESENVOLVIDAS ATIVIDADES CONDIZENTES COM O ENSINO HÍBRIDO.\r\n
      O PODER PÚBLICO TROUXE A EDUCAÇÃO A DISTANCIA COMO UM PROGRAMA DE ENSINO QUE ESTEJA PRESENTE EM TODAS AS MODALIDADES DE ENSINO, FAVORECENDO A DIMINUIÇÃO DOS ÍNDICES DE DESISTÊNCIA E PROMOVENDO A EDUCAÇÃO CONTINUADA. ESSE PROGRAMA DE ENSINO PODE SER OFERTADO POR TODAS AS INSTITUIÇÕES QUE ESTEJAM CREDENCIADAS PARA SEU DESENVOLVIMENTO.\r\n
      DESSE MODO, O OBJETIVO GERAL DO ESTUDO É VERIFICAR A INFLUÊNCIA DAS AULAS SEMIPRESENCIAIS (ENSINO HÍBRIDO) NO DESEMPENHO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UVA. COM ISSO, BUSCAMOS PERCEBER NO DISCURSO DOS ESTUDANTES POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO HÍBRIDO EM SUA FORMAÇÃO. \r\n
      A PESQUISA SE ENQUADRA NA MODALIDADE QUALI-QUANTITATIVA DE PROPOSTA EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA, POIS BUSCA O APROFUNDAMENTO DA COMPREENSÃO DO COMPORTAMENTO DE UM GRUPO SOCIAL (GERHARDT; SILVEIRA, 2009) USANDO DE ANÁLISE QUALITATIVA E QUANTITATIVA DE DADOS. LIMITA-SE GEOGRAFICAMENTE AO MUNICÍPIO DE SOBRAL, SITUADO NA REGIÃO NORTE DO ESTADO DO CEARÁ. OS SUJEITOS DO ESTUDO SÃO ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ- UVA.
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      NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UVA ESTÁ PREVISTO NO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO O DESENVOLVIMENTO DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS, TENDO COMO REFERÊNCIA A PORTARIA MEC Nº 1.134, DE 10 DE OUTUBRO DE 2016 (QUE REVOGOU A PORTARIA MEC Nº 4.059, DE 10 DE DEZEMBRO DE2004), QUE RESSALTA EM SEU ART. 1º QUE\r\n
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      ASSIM, AS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS SÃO REALIZADAS DESDE 2013 COMAPOIO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UVA, ATRAVÉS DA PLATAFORMA MOODLE. DESSE MODO, É NESSE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM QUE SÃO DESENVOLVIDAS ATIVIDADES CONDIZENTES COM O ENSINO HÍBRIDO.\r\n
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

COM O ADVENTO DA SOCIEDADE MODERNA A NECESSIDADE POR INOVAR TORNA-SE CADA VEZ MAIOR E COM ISSO A PRÁTICA DO ENSINO A DISTÂNCIA VEM SE TORNANDO CADA VEZ MAIS FREQUENTE. O ENSINO HÍBRIDO É UMA FORMA DE MESCLAR A SALA DE AULA E O AMBIENTE VIRTUAL, COM O PROPÓSITO DE CONTRIBUIR COM O APRENDIZADO DO ALUNO,UMA VEZ QUE A TECNOLOGIA PROPORCIONA UMA INFINIDADE DE INFORMAÇÕES DE MODO MAIS RÁPIDO E PRÁTICO. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO TEMA O ENSINO HÍBRIDO, TRABALHADO NO ENSINO SUPERIOR, COM VISTAS A VERIFICAR SUA INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO E APRENDIZADO DISCENTE NA DISCIPLINA INTRODUÇÃO ÀS TEORIAS DE APRENDIZAGEM, OFERTADA COM CARGA HORÁRIA SEMIPRESENCIAL. A NECESSIDADE DO ESTUDO SE DEU A PARTIR DE NOSSAS EXPERIÊNCIAS NAS ATIVIDADES DE MONITORIA, REALIZADAS NA DISCIPLINA, EM QUE COMEÇAMOS A NOS QUESTIONAR COMO OS ESTUDANTES PERCEBIAM AS AULAS REALIZADAS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UVA ESTÁ PREVISTO NO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO O DESENVOLVIMENTO DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS, TENDO COMO REFERÊNCIA A PORTARIA MEC Nº 1.134, DE 10 DE OUTUBRO DE 2016 (QUE REVOGOU A PORTARIA MEC Nº 4.059, DE 10 DE DEZEMBRO DE2004), QUE RESSALTA EM SEU ART. 1º QUE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR QUE POSSUAM PELO MENOS UM CURSODE GRADUAÇÃO RECONHECIDO PODERÃO INTRODUZIR, NA ORGANIZAÇÃOPEDAGÓGICA E CURRICULAR DE SEUS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAISREGULARMENTE AUTORIZADOS, A OFERTA DE DISCIPLINAS NA MODALIDADE ADISTÂNCIA.(PPP, 2017, P. 76). ASSIM, AS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS SÃO REALIZADAS DESDE 2013 COMAPOIO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UVA, ATRAVÉS DA PLATAFORMA MOODLE. DESSE MODO, É NESSE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM QUE SÃO DESENVOLVIDAS ATIVIDADES CONDIZENTES COM O ENSINO HÍBRIDO. O PODER PÚBLICO TROUXE A EDUCAÇÃO A DISTANCIA COMO UM PROGRAMA DE ENSINO QUE ESTEJA PRESENTE EM TODAS AS MODALIDADES DE ENSINO, FAVORECENDO A DIMINUIÇÃO DOS ÍNDICES DE DESISTÊNCIA E PROMOVENDO A EDUCAÇÃO CONTINUADA. ESSE PROGRAMA DE ENSINO PODE SER OFERTADO POR TODAS AS INSTITUIÇÕES QUE ESTEJAM CREDENCIADAS PARA SEU DESENVOLVIMENTO. DESSE MODO, O OBJETIVO GERAL DO ESTUDO É VERIFICAR A INFLUÊNCIA DAS AULAS SEMIPRESENCIAIS (ENSINO HÍBRIDO) NO DESEMPENHO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UVA. COM ISSO, BUSCAMOS PERCEBER NO DISCURSO DOS ESTUDANTES POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO HÍBRIDO EM SUA FORMAÇÃO. A PESQUISA SE ENQUADRA NA MODALIDADE QUALI-QUANTITATIVA DE PROPOSTA EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA, POIS BUSCA O APROFUNDAMENTO DA COMPREENSÃO DO COMPORTAMENTO DE UM GRUPO SOCIAL (GERHARDT; SILVEIRA, 2009) USANDO DE ANÁLISE QUALITATIVA E QUANTITATIVA DE DADOS. LIMITA-SE GEOGRAFICAMENTE AO MUNICÍPIO DE SOBRAL, SITUADO NA REGIÃO NORTE DO ESTADO DO CEARÁ. OS SUJEITOS DO ESTUDO SÃO ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ- UVA.

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