COM A GLOBALIZAÇÃO, O FLUXO DE INFORMAÇÕES E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO ECONÔMICA GANHARAM DESTAQUE NA SOCIEDADE, A TORNANDO REFÉM DO CONSUMO EXACERBADO. O AUMENTO DESENFREADO DO CONSUMO INCENTIVA O DESPERDÍCIO E ACÚMULO DE RESÍDUOS E LIXO, GERANDO UM IMPACTO ECOLÓGICO E COMPROMETENDO GERAÇÕES FUTURAS QUE SE ENCONTRARÃO COM UMA NATUREZA ESGOTADA E CONTAMINADA. DESTE MODO, TRABALHAR NA ESCOLA TEMAS COMO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL É NECESSÁRIO PARA O COMPROMETIMENTO DA SOCIEDADE EM CONCILIAR O USO DE PRODUTOS DURÁVEIS COM SUA REAL NECESSIDADE. LOGO, O PRESENTE TRABALHO VISOU FORTALECER DEBATES SOBRE QUESTÕES AMBIENTAIS VOLTADAS PARA OS RESÍDUOS SÓLIDOS, LIXO E POLÍTICA DOS 5RS. ESTE OCORREU ATRAVÉS DE UM RECREIO INTERATIVO, UM DOS EIXOS TRABALHADOS PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, CONTEMPLANDO UMA PALESTRA, EXPOSIÇÃO DE MATERIAIS REUTILIZÁVEIS E SENDO EXPLANADO PARA AS TURMAS DE 1º, 2º E 3º ANOS DA ESCOLA CETI LIMA REBELO. A PESQUISA BASEOU-SE EM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO E OBSERVAÇÃO DA RECEPTIVIDADE DOS ALUNOS QUANTO AO ASSUNTO. COM ESSA ATIVIDADE FICOU CLARO QUE O OBJETIVO FOI ALCANÇADO JÁ QUE AS DÚVIDAS DOS ALUNOS QUANTO AO REFERENTE TEMA FORAM SANADAS, ESTES PUDERAM RECEBER AS INFORMAÇÕES DE MANEIRA EXEMPLIFICADA GERANDO DISCUSSÃO SOBRE O TEMA. ATIVIDADES LÚDICAS QUE ENVOLVAM OS ESTUDANTES PROMOVEM DESCONTRAÇÃO E APRENDIZADO, ESSA FORMA DE ENSINO DEVE SER SEMPRE INCENTIVADA PARA QUE O COTIDIANO DA ESCOLA POSSA CADA VEZ MAIS SE TORNAR UMA FORMA PRAZEROSA DE CHEGAR AO CONHECIMENTO.