O ARTIGO TEM COMO OBJETIVO FAZER UMA CONTEXTUALIZAÇÃO SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS, ANALISANDO O PAPEL DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO PROFISSIONAL JOAQUIM NOGUEIRA, LOCALIZADA EM FORTALEZA, NO ESTADO DO CEARÁ, COMO INSTITUIÇÃO QUE OFERTA UMA EDUCAÇÃO PARA ESTUDANTES SURDOS E ESTUDANTES OUVINTES, FAZENDO UMA RELAÇÃO COM AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS QUE ENVOLVEM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA. NO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, OBTIVEMOS ALGUNS RESULTADOS RELACIONADOS AO ATRASO ESCOLAR DOS ESTUDANTES, AOS PRECONCEITOS SOFRIDOS PELOS ESTUDANTES AO LONGO DA VIDA E AS RELAÇÕES DESENVOLVIDAS NO AMBIENTE ESCOLAR. PARA CONHECIMENTO DA REALIDADE DESSA ESCOLA, REALIZAMOS VISITAS DE CAMPO, ONDE PUDEMOS VIVENCIAR A DINÂMICA DESSE ESPAÇO E CONTAR COM A PARTICIPAÇÃO DE 01 (UMA) DAS INTÉRPRETES DE LIBRAS E 26 (VINTE E SEIS) ESTUDANTES DA ESCOLA, OBTENDO POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE ENTREVISTAS ESTRUTURADAS E APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO, DADOS QUE FORAM DISCUTIDOS NESSA PESQUISA.