O PRESENTE ARTIGO SUGERE UMA REFLEXÃO SOBRE O TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR E COMO REAGIR ÀS
SUAS MANIFESTAÇÕES NO DIA A DIA DA ESCOLA, COLABORANDO COM OS PORTADORES DE TOD PARA QUE SEJAM
CAPAZES DE SEGUIR ADIANTE NO SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM E ASSIM MELHOREM SEU CONVÍVIO COM
PROFESSORES, PAIS E COLEGAS. HÁ POUCA DIVULGAÇÃO SOBRE ESSE TRANSTORNO, POR ISSO PODE SER CONFUNDIDO
COMO FALTA DE LIMITES E DESOBEDIÊNCIA, DESENCADEANDO UMA EVOLUÇÃO PARA UM TRANSTORNO DE CONDUTA. O
PROPÓSITO DESTE ARTIGO É EXPLORAR SOBRE O CONHECIMENTO DO TOD EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES, PARA ISSO
FOI REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE NATUREZA BÁSICA, E O OBJETIVO CARACTERIZOU-SE PELO ESTUDO
EXPLORATÓRIO, ABORDADO DE FORMA QUALITATIVA E PARA ISSO, FOI REALIZADO A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO NO
AMBIENTE ESCOLAR DA REDE PÚBLICA. DESTA FORMA ALGUNS AUTORES COMO: TEIXEIRA (2014), GIL (2009), NUNES
E WERLANG (2008) E LIBÂNEO (2004) FORAM ESSENCIAIS. A PARTIR DO ESTUDO DESENVOLVIDO, FOI POSSÍVEL
CONSIDERAR A IMPORTÂNCIA DA CUMPLICIDADE ENTRE FAMILIARES E EQUIPE ESCOLAR, BUSCANDO SEMPRE O MÉTODO
MAIS ADEQUADO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM TOD, TENDO EM VISTA AS NECESSIDADES DE SEU
QUADRO CLÍNICO.