ATRAVÉS DE PESQUISAS SE ORIGINOU A CONSTRUÇÃO DESSE JOGO QUE TEM POR OBJETIVO, DE AUXILIAR O DOCENTE NA UTILIZAÇÃO DE OUTRAS METODOLOGIAS DE ENSINO SAINDO DO TRADICIONAL, E LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A ESSA NECESSIDADE DE DINAMIZAR AS METODOLOGIAS DE ENSINO, SURGIU O INTERESSE EM BUSCAR MANEIRAS MAIS ATRATIVAS DE TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO, DE UMA FORMA QUE CHAME A ATENÇÃO, E QUE FACILITE A ASSIMILAÇÃO POR PARTE DOS DISCENTES, TENDO EM VISTA QUE, O ENSINO DA ESTEQUIOMETRIA E CONSIDERADO UM DOS TEMAS MAIS DIFÍCEIS, SURGIU ESSA ALTERNATIVA, DE SE CRIAR ESSE JOGO, COM O AUXÍLIO DO “TABELA ESTEQUIOMÉTRICA” ESPERA-SE QUE OS DISCENTES APRENDAM ATRAVÉS DA INTERAÇÃO COM OS DEMAIS, E COM ISSO MELHORE OS NÍVEIS DE APRENDIZADO. PROPORCIONANDO AO DOCENTE UMA APRENDIZAGEM VARIADA ATRAVÉS DE NOVAS METODOLOGIAS, PARA A FIXAÇÃO DO CONHECIMENTO E DESMISTIFICAÇÃO DA QUÍMICA COMO VILÃ.
FOI CRIADO UM TABULEIRO COM UMA TRILHA COMPOSTA POR ELEMENTOS QUÍMICO ONDE EM DADO MOMENTO HAVERÁ A NECESSIDADE DE RESPONDER ALGUNS CÁLCULOS ESTEQUIOMÉTRICO, O MESMO SERÁ COMPOSTO POR EQUIPES DE 4 PESSOAS E CONTARA COM ALGUMAS REGRAS, QUE TONAR O JOGO MAIS DINÂMICO E CONVIDATIVO PARA OS DOCENTES.
O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO POR DOCENTES DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PARA SER APLICADO A ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA CAMPUS SÃO GONÇALO, LOCALIZADO NO DISTRITO DE SÃO GONÇALO – SOUSA –PB.