Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA EXPERIÊNCIA NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NO ENSINO DE ADIÇÃO

Palavra-chaves: MATEMÁTICA INCLUSIVA, SÍNDROME DE DOWN, MATERIAIS MANIPULÁVEIS, ADIÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ESTUDO É UM RECORTE DE UMA PESQUISA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC), DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – CAMPUS- CUITÉ- PB. TENDO COMO OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DE ATIVIDADES QUE ENVOLVEM O USO DOS MATERIAIS MANIPULÁVEIS COM ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN (SD). O ESTUDO FOI CONSTITUÍDO NA MODALIDADE DE PESQUISA QUALITATIVA. A PESQUISA OCORREU EM UMA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS EXCEPCIONAIS (APAE), LOCALIZADA NA MICRORREGIÃO DO CARIRI DO ESTADO DA PARAÍBA. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO COM 5 ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN, TODOS COM COMPROVAÇÃO DE LAUDO MÉDICO. PORÉM, NESSE ARTIGO, APRESENTAREMOS APENAS O RESULTADO DE 2 ALUNOS, DEVIDO A QUANTIDADE DE PÁGINAS LIMITADAS PELAS NORMAS DO EVENTO. O NÍVEL DE ESCOLARIDADE DESSES EDUCANDOS ERA DE 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. DISCUTIMOS AINDA NESTE ESTUDO, UMA PROPOSTA USANDO MATERIAIS MANIPULATIVOS NO ENSINO DE ADIÇÃO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM SD. AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM ESSES ALUNOS TRABALHAVAM OS CONCEITOS DE ADIÇÃO. SENDO ASSIM, FOI PERCEPTÍVEL OBSERVAR QUE OS MATERIAIS MANIPULATIVOS SÃO DE GRANDE IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO DOS MESMOS.

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