RESUMO
AS FORMAS TRADICIONAIS DE ENSINO TÊM SIDO SUBSTITUÍDAS POR MÉTODOS QUE SE UTILIZEM DE UMA ABORDAGEM NÃO FRAGMENTADA E QUE VALORIZEM A AÇÃO, OS SABERES PRÉVIOS E OS MÉTODOS INVESTIGATIVOS. A UTILIZAÇÃO DE JOGOS EMERGE COMO UMA FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO POR SER POTENCIALMENTE ACEITO PELOS ESTUDANTES E POR PERMITIR A LIVRE CRIAÇÃO DENTRO DE UMA TEMÁTICA QUE SE PRETENDA CONSTRUIR. OBJETIVA-SE, COM ISSO, SENSIBILIZAR O ESTUDANTE, A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS, NUMA PERSPECTIVA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, SOBRE SEU PAPEL ENQUANTO CONSUMIDOR, ENFATIZANDO A NECESSIDADE DE SE ATENTAR AOS IMPACTOS AMBIENTAIS, SOCIAIS E ECONÔMICOS GERADOS QUANDO NÃO HÁ REFLEXÃO NESSE PROCESSO. É UMA PESQUISA QUALITATIVA, DO TIPO ETNOGRAFIA ESCOLAR, PELA INTERAÇÃO DO PESQUISADOR COM O OBJETO PESQUISADO. FOI DESENVOLVIDA EM DUAS TURMAS DE TERCEIRAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO, TOTALIZANDO CINQUENTA ALUNOS. O DESENVOLVIMENTO DA TEMÁTICA “CONSTRUINDO OS JOGOS” GARANTIU A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES, DEMONSTRANDO SEU POTENCIAL NA APROXIMAÇÃO DOS CONTEÚDOS E FAVORECENDO A INTERAÇÃO ENTRE OS PARES NAS ATIVIDADES. VERIFICAMOS UM APROVEITAMENTO SUPERIOR A 70% NO DESEMPENHO DOS ALUNOS, QUANDO SUA AVALIAÇÃO CONSISTIU NA ELABORAÇÃO DOS JOGOS DIDÁTICOS. OS RESULTADOS FORAM OBTIDOS PELA ANÁLISE DAS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS ESTUDANTES DURANTE O PROCESSO. OBTEVE-SE 98% DE APROVAÇÃO DA METODOLOGIA PELOS EDUCANDOS. O TRABALHO AQUI DESCRITO FAVORECE A APRENDIZAGEM SOBRE ECOLOGIA, A PARTIR DA COMPREENSÃO SOBRE O PROCESSO DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL, ENVOLVENDO OUTRAS TEMÁTICAS, COMO O CONSUMO DE ÁGUA, UTILIZAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS, RESÍDUOS E OS TRÊS RS, IMPACTOS AMBIENTAIS, CONSUMO DE MATÉRIA PRIMA, DESMATAMENTO, BIORREMEDIAÇÃO, ENTRE OUTROS, SEMPRE CONTEMPLANDO O PROTAGONISMO ESTUDANTIL. CONSIDERA-SE QUE ESTA METODOLOGIA SE CONSTITUI EM PRODUTO INOVADOR EM ENSINO, PORQUANTO SUA APLICAÇÃO TENHA SE MOSTRADO EFICIENTE NO ESTUDO DA TEMÁTICA APRESENTADA.