ESTE ARTIGO CONSISTE EM UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES E VIVÊNCIAS REALIZADAS DURANTE O PERÍODO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (EEEP) PAULO PETROLA, LOCALIZADA NO BAIRRO BARRA DO CEARÁ, FORTALEZA-CE. A MESMA POSSUI O SISTEMA DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO, ONDE HÁ A INCLUSÃO DO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL AO ENSINO REGULAR, AGREGADO EM 2006 A LEI DE DIRETRIZES E BASES DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. DESSA FORMA, O TRABALHO TEVE COMO OBJETIVOS COMPREENDER A REALIDADE DO ESPAÇO ESCOLAR E DE SEUS SUJEITOS, BEM COMO ANALISAR OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA, TENDO COMO FOCO A TURMA DE 1° DO ENSINO MÉDIO DO CURSO DE GUIA DE TURISMO. A PARTIR DISSO, FOI PROPOSTO UMA ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO QUE TRABALHASSE A GEOGRAFIA DAS REPRESENTAÇÕES DO TURISMO NA CIDADE DE FORTALEZA, POSSIBILITANDO UMA CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO DOS ALUNOS ENQUANTO FUTUROS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE TURISMO. PARA ISSO, AS ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO DA PESQUISA CONSISTIRAM EM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO; ANÁLISE DO CONTEXTO DA ESCOLA; PESQUISA DOCUMENTAL; OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA; E A ATIVIDADE DE INTERVENÇÃO. A PESQUISA SE FEZ IMPORTANTE DIANTE DOS DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM ENSINO MÉDIO INTEGRADO QUE TENHA DE FATO O TRABALHO EDUCATIVO E O COMPROMISSO COM A FORMAÇÃO CIDADÃ, POIS MUITAS VEZES O ENSINO INTEGRADO A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TEM SEU FOCO MAIS VOLTADO PARA A FORMAÇÃO TÉCNICA E MERCADOLÓGICA. ENTRETANTO, MAIS DO QUE FORMAR PROFISSIONALMENTE, O AMBIENTE ESCOLAR DEVE ESTAR COMPROMETIDO EM FORMAR SUJEITOS PENSANTES E ATIVOS QUE TENHAM CONSCIÊNCIA CRÍTICA.