AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NA SOCIEDADE, SEJAM HISTÓRICAS, SOCIAIS OU ECONÔMICAS QUE VÊM OCORRENDO
NAS DIVERSAS ÁREAS DO CONVÍVIO HUMANO, SOBRETUDO NA EDUCAÇÃO, ESTÃO SENDO OBJETO DE DISCUSSÃO PELOS
QUE FAZEM O PROCESSO EDUCATIVO, TRAZENDO MUITOS QUESTIONAMENTOS AOS SUJEITOS ENVOLVIDOS, FAZENDO-NOS
REFLETIR SOBRE A SITUAÇÃO COM A QUAL ESTAMOS LIDANDO, PRINCIPALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO AO
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E EDUCACIONAL DAS NOSSAS CRIANÇAS. PODE-SE PERCEBER, A PARTIR DESSE CONTEXTO,
UMA MUDANÇA NO QUE DIZ RESPEITO À PERSONALIDADE DAS CRIANÇAS. NESSE SENTIDO, EM MUITOS CASOS, OBSERVASE O PROCESSO DE ADULTIZAÇÃO INFANTIL, QUE NADA MAIS É DO QUE O ACELERAMENTO DAS FASES DA VIDA DA CRIANÇA,
TRANSFORMANDO-AS, EM ADULTOS EM MINIATURA. ISTO IMPEDE-AS DE SE DESENVOLVEREM A PARTIR DE UM PROCESSO
NATURAL, VIVENCIANDO A SUA INFÂNCIA E TODO O SEU IMAGINÁRIO. A ADULTIZAÇÃO DAS CRIANÇAS ACONTECE MUITO
QUE PROVAVELMENTE PELA FALTA DE UMA ATENÇÃO QUE COMEÇA EM CASA, NA FAMÍLIA DAS CRIANÇAS. O OBJETIVO
DESTE ESTUDO É ANALISAR COMO A TEMÁTICA DA ADULTIZAÇÃO INFANTIL VEM SENDO PERCEBIDA POR DOCENTES EM
TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PICOS, ESTADO DO PIAUÍ. PARA TAL, FOI FEITA UMA PESQUISA DE CAMPO UTILIZANDO
QUESTIONÁRIOS PARA OS DOCENTES DOS 2º E 3º ANOS EM TRÊS ESCOLAS. PÔDE-SE CONCLUIR, QUE OS ENTREVISTADOS
ACUSAM A MÍDIA, A FAMÍLIA E A SOCIEDADE COMO RESPONSÁVEIS POR ESSE FENÔMENO